O município de Macaé, localizado no Norte Fluminense, possui 251.631 mil habitantes. O Programa de Saúde Mental é composto por sete dispositivos: Caps, Caps AD, Capsi, Núcleo de Saúde Mental, Residência Terapêutica, desinstitucionalização, tabagismo. Neste cenário, a equipe de desinstitucionalização desenvolve estratégias visando a reabilitação psicossocial no território com ênfase na produção da autonomia de forma a garantir seus direitos e inclusão social bem como a capacitação técnica da rede de serviços a partir das demandas que emergem no cotidiano das nossas intervenções.
Construir caminhos frente aos desafios para desinstitucionalização sem a totalidade dos dispositivos substitutivos apropriados, considerando a cultura manicomial dos atores envolvidos. Chaves: cuidado em saúde mental, educação em saúde, sobrecarga da família, serviços públicos de saúde mental, apoio matricial.
A equipe de desinstitucionalização, através do apoio matricial, oferece retaguarda assistencial e suporte técnico pedagógico e compartilha vivencias dos usuários, em uma atitude de corresponsabilização pelos casos. Para além disso, o trabalho de apoio aos familiares, permitiu conhecer a experiência da sobrecarga e apoiar iniciativas de ajuda mutua, promovendo educação em saúde e autonomia. Este trabalho Busca uma interlocução continua com as equipes de saúde para dar suporte as demandas que surgem a partir do diálogo com os nossos usuários e seus familiares.
Macaé, RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO