OBJETIVOS:Identificar como ocorrem a referência e a contra-referência entre o serviço de Ambulatório Especializado, da unidade hospitalar e a Atenção Primária à Saúde como um pressuposto para consolidação da Rede de Cuidados no município de Arraial do Cabo na região da baixada litorânea, no Rio de Janeiro.METODOLOGIA:Pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados através do sistema de informação de marcação de consultas municipal, com a participação dos técnicos da secretaria de saúde e dos funcionários do ambulatório especializado responsáveis pela marcação.
Com a organização das Redes de Atenção à Saúde, o sistema de referência e contra-referência entre os diferentes níveis da saúde é uma importante ferramenta para articular seus pontos de atenção. O interesse em desenvolver este trabalho surgiu do fato de considerarmos o sistema de referência e contra-referência um dos pontos importantes para viabilizar a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que é a partir da sua estruturação que o encaminhamento de pacientes aos diversos níveis de atenção torna-se possível. Consequentemente haveria que ser discutida a integração entre os diferentes níveis, de modo que essa temática está intimamente ligada às questões de acessibilidade, universalidade e integralidade da assistência.
Conclui-se que, após ser instituído sistema de referência e contra referencia para articulação efetiva entre unidades e serviços em rede de saúde, identificou-se que ela tornou-se eficiente, facilitando o acesso dos moradores assistidos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO