Qualificando o Programa Saúde na Escola: articulando saberes e construindo novos olhares dos trabalhadores em política intersetorial

Objetivos: formar multiplicadores para atuar de forma intersetorial no território, matriciando as equipes de referência para o Programa Saúde na Escola (PSE).

Serão qualificados profissionais das equipes de saúde da família, assistência social, diretores e orientadores das escolas inseridas no PSE. De acordo com a Portaria nº 1055, as doze ações preconizadas pelo PSE serão desenvolvidas ao longo de dois anos, e o processo de qualificação acontecerá em dois ciclos distintos: um primeiro em 2017 e o outro em 2018.

As instituições-escolas, unidades de saúde e Cras respondem a demandas específicas e singulares ao setor nas ações cotidianas de informações que são inseridas em sistemas rígidos. No PSE, através da utilização de tecnologias leves, conectamos pessoas, fortalecemos a rede e chegamos às crianças e adolescentes olhando em seus olhos e não apenas em formulários. Isso tem gerado vida nos territórios. Profissionais que antes não se conheciam estão se visitando e criando uma ciranda solidária própria da política intersetorial.

Principal

Camila Maia Franco

gilson_andrade@hotmail.com

Coautores

Camila Maia Franco

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Maricá (RJ)

Av. Roberto Silveira, 43 - Camburi, Maricá - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Gilson Luiz de Andrade

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

07 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas