- Atenção Primária à Saúde
Izabela Beatriz Santos Gomes Silveira
- 23 dez 2023
Rondônia
O projeto acima intitulado teve sua motivação na análise do seguinte cenário: dificuldade das equipes no planejamento da organização do processo de trabalho, bem como de monitoramento e avaliação sistematizada pela gestão através das coordenações ações não realizadas a partir de perfil epidemiológico, ausência de diagnóstico situacional e de um modelo de atenção com base na integralidade e que atue de acordo com a realidade e especificidade do usuário. Linha do cuidado. Desvalorização de ferramentas estratégicas existentes, entre elas: matriz de intervenção, fluxograma, mapas analíticos, elementos do eixo estratégico transversal de desenvolvimento do PMAQ (autoavaliação, monitoramento, educação permanente, apoio institucional e cooperação horizontal), AMAQ e gestão compartilhada (PNH, PTS). O projeto em execução teve início em novembro de 2018, com etapas definidas conforme descrito na metodologia com desenvolvimento nas áreas de trabalho e UBSs das 18 esquipes de saúde da família.
Objetivo geral: qualificar o processo de trabalho da Atenção Primária para melhorias no cuidado à população. Específico: sistematizar avaliação, monitoramento e planejamento das ações em saúde num processo participativo, envolvendo os vários autores. Metodologia1. elaboração de checklists para visita da equipe GI na UBS e do questionário de satisfação do usuário, 2. pesquisa por amostra, nas áreas, com foco em pessoas dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, hiperdia e outros), com aplicação do questionário, posteriormente compilado para apresentação a equipe 3. visita à UBS para supervisão, avaliação da organização geral, registros, instrumentos e reunião para discussão do questionário e da avaliação 4. entrega dos check ists à equipe para correção das inconformidades com prazos estabelecidos 5. retornos da Equipe GI à UBS para monitoramento 6. encontro da equipe GI com a equipe da UBS para compartilhamento dos avanços e melhorias a partir das várias percepções.
O projeto em desenvolvimento já apresenta resultados exitosos. A finalidade envolve muitas possibilidades e alternativas, autores, recursos e influências. Percebe-se barreiras e tensões, mas, também, aspectos facilitadores como a cooperação e mudanças nos ambientes e posturas. O processo segue utilizando a ferramenta de gestão PDCA, e ao final pretende-se alcançar como impacto o objetivo da qualificação e melhoria no cuidado, mensurado pelo alcance de indicadores e metas e satisfação do usuário.
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