Olá,

Visitante

Projeto de Ações Educativas, Preventivas e Curativas em Saúde Bucal, para Pessoas com Necessidades Especiais da Escola Maria Amélia Bastos, em São Jose de Ribamar-Ma.

ObjetivoProporcionar a melhoria na qualidade de vida para os escolares e seus cuidadores atendidos no Projeto, seja de forma educativa, preventiva e/ou curativa e promover a mudança de hábitos e manutenção da saúde bucal dos mesmos.MetodologiaO Projeto teve início em novembro de 2017, com a reinauguração do Centro de Reabilitação em pacientes especiais Maria Amélia Bastos, que funciona ao lado da escola especial, que já contava com atendimento multidisciplinar, com exceção da odontologia, que foi iniciada nessa data com a construção de um consultório odontológico no local, área esta que já era aguardada com grande ansiedade pela comunidade escolar, já que dor de dente era um problema constante na escola. Então iniciou-se nossa atividades com participação nas reuniões de pais e mestres, palestras educativas, triagens , onde verificou-se a necessidade tanto de intervenções na cadeira odontológica, quanto de um acolhimento diferenciado com a maioria dos cuidadores.

De acordo com a organização Mundial de Saúde (OMS),10%da população mundial é portadora de algum tipo de deficiência e apenas 2% dessas pessoas recebem atendimento adequado voltado para as suas necessidades. Em São José de Ribamar-MA temos a Escola Maria Amélia Bastos que é voltada para a educação especial de crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais,de 2 a 65 anos, sendo a maioria autistas, Síndrome de Down, paralisia cerebral, dentre outros. Pensando nesse público, foi criado um projeto de ações odontológicas educativas, preventivas e curativas voltadas tanto para os referidos alunos quanto para seus cuidadores, já que esse público infelizmente enfrenta muitas dificuldades quanto a garantia de atendimento, principalmente na área odontológica, seja por falta de profissionais capacitados e/ou dispostos a realizar esses atendimentos.

Concluímos que esse projeto foi a mola inicial para comprovação da importância da saúde bucal na melhoria de vida dos alunos/pacientes com necessidades especiais da escola e de seus cuidadores, o tornado um projeto permanente. Relatamos que trabalhos assim devem ser realizados com mais frequência, pois colaboram de forma positiva para a mudança de hábitos, de estilo de vida, resultando na melhoria da saúde geral de todos os envolvidos.

Principal

Djanira Azevedo de Abreu

A prática foi aplicada em

Maranhão

Nordeste

Instituição

São José de Ribamar

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro
Práticas
Ampliar Saúde, uma forma eficaz de suprir as necessidades das pessoas com deficiência através da cooperação interfederativa regionalizada e hierarquizada
Paraná
Práticas
Cuida Cuidador: o Cuidado Colaborativo na Promoção de Saúde Nacomunidade Itinerante.
Paraíba
Práticas
Atendimento a Alunos com Necessidades Específicas
Distrito Federal
Práticas
Ações de Formação para Trabalhadores Surdos da Fiocruz
Práticas
O Trabalho em Rede como Propulsor da Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência
Rio Grande do Sul
Práticas
“Ampliar Saúde” – uma Forma Eficaz de Suprir As Necessidades das Pessoas com Deficiência do Município e Região Através da Cooperação Inter Federativa Regionalizada e Hierarquizada.
São Paulo
Práticas
Monitoria do Napne
Distrito Federal
1 / 212