O projeto acima intitulado, teve sua motivação na análise do seguinte cenário: dificuldade das equipes no planejamento da organização do processo de trabalho, bem como de monitoramento e avaliação sistematizada pela gestão através das coordenações. Ações não realizadas a partir de perfil epidemiológico. Ausência de diagnóstico situacional e de um modelo de atenção com base na integralidade e que atue de acordo com a realidade e especificidade do usuário – linha do cuidado. Desvalorização de ferramentas estratégicas existentes, entre elas: matriz de intervenção, fluxograma, mapas analíticos, elementos do eixo estratégico transversal de desenvolvimento do PMAQ (autoavaliação, monitoramento, educação permanente, apoio institucional e cooperação horizontal), AMAQ e Gestão Compartilhada (PNH, PTS). O projeto em execução teve início em novembro/2018, com etapas definidas conforme descrito na metodologia com desenvolvimento nas áreas de trabalho e UBSs das 18 esquipes de Saúde da Família.
Qualificar o processo de trabalho da Atenção Primária para melhorias no cuidado à população. Específico: Sistematizar avaliação, monitoramento e planejamento das ações em saúde num processo participativo, envolvendo os vários autores e utiliza 1. Elaboração de Checklists para visita da equipe GI na UBS e do Questionário de Satisfação do Usuário 2. Pesquisa por amostra, nas áreas, com foco em pessoas dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, hiperdia e outros), com aplicação do questionário, posteriormente compilado para apresentação a equipe 3. Visita à UBS para supervisão, avaliação da organização geral, registros, instrumentos e reunião para discussão do questionário e da avaliação 4. Entrega dos checklists à equipe para correção das inconformidades com prazos estabelecidos 5. Retornos da Equipe GI à UBS para monitoramento 6. Encontro da equipe GI com a equipe da UBS para compartilhamento dos avanços e melhorias a partir das várias percepções.
Percepção real da satisfação do usuário sobre os serviços, a estrutura e o atendimento. Aproximação da equipe de Gestão da Secretaria às Equipes das Unidades. Apoio Institucional, e conhecimento mais específico das dificuldades, necessidades e potencialidades de cada uma – Permitiu realizar auditoria e avaliação interna com feedback imediato. Possibilitou autoavaliação, avaliação coletiva e consequentemente correção de falhas, lacunas, inconformidades (organização dos ambientes, disponibilização de informações, registro nos livros, prontuários, atualização de perfil epidemiológico). Efetivação de planejamento em equipe – Integração do Nasf e da Saúde Bucal, agenda compartilhada. Fortalecimento da Educação Permanente em Saúde. O projeto em desenvolvimento já apresenta resultados exitosos. A finalidade envolve muitas possibilidades e alternativas, autores, recursos e influências. Percebe-se barreiras e tensões, mas, também, aspectos facilitadores como a cooperação e mudanças nos ambientes e posturas. O processo segue utilizando a ferramenta de gestão PDCA, e ao final pretende-se alcançar como impacto o objetivo da qualificação e melhoria no cuidado, mensurado pelo alcance de indicadores e metas e satisfação do usuário.
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