Odontologia no Hospital Geral de Linhares: uma estratégia para a integralidade na saúde bucal

Em agosto de 2006, foi instalado o consultório odontológico do Hospital Geral de Linhares (HGL) que era destinado, ao atendimento de urgências odontológicas e traumatismos faciais e dentários. Com o passar dos anos, novas necessidades foram percebidas pela população e pela gestão e a odontologia foi aumentando a sua abrangência no hospital. Assim, o consultório passou a atender às demandas de urgências e as emergências odontológicas. De forma pioneira no estado do Espírito Santo, a equipe passou a prestar assistência em Odontologia Hospitalar no HGL município de Linhares.Contudo, à medida que a odontologia se expandia no hospital, se mostrava cada vez mais necessária a ampliação da equipe e a criação de parcerias que pudessem fortalecer o serviço. A questão do acolhimento para os moradores de Linhares e municípios vizinhos, ainda não contava com a assistência odontológica no horário noturno e, na odontologia hospitalar, a principal limitação era a rotineira necessidade de deslocar o paciente do seu leito para dentro do consultório odontológico. Ressalta-se que o hospital é grande e alguns setores são distantes entre si, em andares diferentes e, essa logística de deslocamento, era crítica. Em algumas situações específicas, os pacientes não estão autorizados a deixar seu leito de origem, inviabilizando o atendimento em consultório odontológico. Portanto, para melhor assistência do paciente no leito, foi adquirido um consultório odontológico portátil e a ampliação do serviço 24 horas. Em 2016, dez anos após a implantação do consultório odontológico do HGL, os desafios do serviço já eram muito bem conhecidos e possibilitaram a elaboração de estratégias bem definidas para superá-los.A ampliação dos serviços foi possibilitada pelo fortalecimento da equipe e extensão do horário de atendimento odontológico para 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Atualmente, a equipe é composta por nove cirurgiões-dentistas e quatro auxiliares de saúde bucal, que trabalham em regime de plantão. Além disso, para conseguir realizar a assistência odontológica diretamente no leito de internação, a equipe passou a contar com um Consultório Odontológico Portátil, adquirido pela Secretaria de Saúde de Linhares, em 2018. Trata-se de um equipo móvel, que pode ser transportado com facilidade entre as diversas dependências do hospital, com todos os equipamentos e instrumentos necessários para o atendimento, acoplado à uma maleta com rodas que, para funcionar, deve apenas ser ligado à rede de energia. De forma complementar, foi firmada uma parceria com uma faculdade de odontologia do município e criado um Estágio Extramuro de Odontologia Hospitalar e Urgências no HGL para os estudantes. Dessa forma, a equipe de odontologia pôde ampliar e diversificar o acesso aos serviços, tais como pacientes internados nas enfermarias e UTIs, referência COVID-19, sala de emergência e se tornar referência para os municípios da região e para a Atenção Primária em Saúde (APS) de Linhares.

Contudo, à medida que a odontologia se expandia no hospital, se mostrava cada vez mais necessária a ampliação da equipe e a criação de parcerias que pudessem fortalecer o serviço. A questão do acolhimento para os moradores de Linhares e municípios vizinhos, ainda não contava com a assistência odontológica no horário noturno e, na odontologia hospitalar, a principal limitação era a rotineira necessidade de deslocar o paciente do seu leito para dentro do consultório odontológico. O HGL é grande e alguns setores são distantes entre si, em andares diferentes e, essa logística de deslocamento, era crítica. Em algumas situações específicas, os pacientes não estão autorizados a deixar seu leito de origem, inviabilizando o atendimento em consultório odontológico. A ampliação dos serviços foi possibilitada pelo fortalecimento da equipe e extensão do horário de atendimento odontológico para 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Atualmente, a equipe é composta por nove cirurgiões-dentistas e quatro auxiliares de saúde bucal, que trabalham em regime de plantão. Além disso, para conseguir realizar a assistência odontológica diretamente no leito de internação, a equipe passou a contar com um Consultório Odontológico Portátil, adquirido pela Secretaria de Saúde de Linhares, em 2018. Trata-se de um equipo móvel, uma caixa-maleta com rodas, que pode ser transportado com facilidade entre as diversas dependências do hospital, com todos os equipamentos e instrumentos necessários para o atendimento, acoplado à uma maleta com rodas que, para funcionar, deve apenas ser ligado à rede de energia.De forma complementar, foi firmada uma parceria com uma faculdade de odontologia do município e criado um Estágio Extramuro de Odontologia Hospitalar e Urgências no HGL para os estudantes. Dessa forma, a equipe de odontologia pôde ampliar e diversificar o acesso aos serviços, tais como pacientes internados nas enfermarias e UTIs, referência COVID-19, sala de emergência e se tornar referência para os municípios da região e para a Atenção Primária em Saúde (APS) de Linhares. Portanto, oferecer à comunidade um serviço e de odontologia em ambiente hospitalar foi priorizado, pincipalmente com a redução dos serviços eletivos em várias unidades de saúde de serviços públicos e privados em todo os país. Implementar a Odontologia Hospitalar do HGL com humanização do cuidado, levando a assistência odontológica diretamente aos leitos das enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e sala de emergência, evitando o deslocamento do paciente acamado foi preciso para atender a essa demanda em saúde bucal.

Novas políticas de saúde, tecnologias em saúde e recursos humanos foram capazes de transformar a dinâmica da saúde bucal do HGL. A ampliação do horário 24 horas e da carga horária dos profissionais, trouxeram qualidade aos serviços odontológicos no HGL. Além da comodidade para o paciente, o consultório portátil deu roda à odontologia, literalmente. A tecnologia permitiu que a equipe de saúde bucal saísse do ambiente isolado do consultório e atingisse o último degrau da multidisciplinaridade, junto aos leitos dos pacientes, em pareceria com as diversas equipes de saúde do hospital. A busca por instituições parceiras deve ser uma constante nos serviços de saúde. Além de aumentar a agilidade e produtividade do serviço, o estágio extramuro dentro do hospital, nos serviços de saúde bucal, conseguiu aproximar a odontologia das mais recentes evidências científicas.A experiência apresentada evidenciou que, estratégias e políticas de saúde bem estabelecidas, foi possível fortalecer o serviço hospitalar, dando visibilidade e robustez à odontologia do HGL. Novas políticas, tecnologias em saúde, recursos humanos e a ampliação do horário para 24 horas foram capazes de transformar a dinâmica da saúde bucal, trazendo qualidade aos serviços no HGL e para a APS.A comodidade para o paciente, com o consultório portátil deu rodas à odontologia e permitiu que a equipe atingisse o último degrau da multidisciplinaridade, junto aos leitos dos pacientes. O estágio extramuro proporcionou agilidade e produtividade do serviço e conseguiu aproximar a odontologia das recentes evidências científicas. O maior desafio, portanto, será manter as portas sempre abertas, o rotineiro acolhimento às demandas espontâneas, sem desviar a atenção dos pacientes que já se encontram internados. O vínculo com a Atenção Primária em Saúde (APS), foi um avanço do processo de manutenção do sentido do atendimento de pessoas domiciliadas e ou acamadas, no contexto da territorialização e adscrição, garantindo continuidade de cuidados, humanização, acesso, qualidade de vida e bem estar ao usuário.

Portanto, recomenda-se a replicação dessa experiência exitosa nos hospitais e instituições de longa permanência (ILP) de todo o país, de quaisquer portes ou especialidades, que tenham pessoas em situação de acamamento, assim como a estensão desse serviço ao cuidado domiciliar de saúde bucal, podendo garantir a integralidade de cuidados dos pacientes internados e domiciliados, segurança sanitária e aos profissionais da APS, redução de danos, saúde e bem-estar aos usuários acamados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principal

Itamar Francisco Teixeira

itamar_teixeira@terra.com.br

cirurgião-dentista

Coautores

Itamar Francisco Teixeira, Rosana Leone Evangelista Vargas, Sergio Augusto Lima Soares, José Carlos Paixão, Flavia Milena Meira Almeida, Patricia Morais de Souza Cani, Izequias Souza Franca, Luis Fernando Gamboni Mello, Ricardo Spinassé Lechi

A prática foi aplicada em

Linhares

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

R. Monsenhor Pedrinha, 800 - Araçá, Linhares - ES, 29901-442

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Itamar Francisco Teixeira

Conta vinculada

02 fev 2016

CADASTRO

28 out 2024

ATUALIZAÇÃO

01 ago 2006

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas