- Atenção Primária à Saúde
Sara Wanne Alves Silva
- 25 set 2024
Amapá
Em agosto de 2006, foi instalado o consultório odontológico do Hospital Geral de Linhares (HGL) que era destinado, ao atendimento de urgências odontológicas e traumatismos faciais e dentários. Com o passar dos anos, novas necessidades foram percebidas pela população e pela gestão e a odontologia foi aumentando a sua abrangência no hospital. Assim, o consultório passou a atender às demandas de urgências e as emergências odontológicas. De forma pioneira no estado do Espírito Santo, a equipe passou a prestar assistência em Odontologia Hospitalar no HGL município de Linhares.Contudo, à medida que a odontologia se expandia no hospital, se mostrava cada vez mais necessária a ampliação da equipe e a criação de parcerias que pudessem fortalecer o serviço. A questão do acolhimento para os moradores de Linhares e municípios vizinhos, ainda não contava com a assistência odontológica no horário noturno e, na odontologia hospitalar, a principal limitação era a rotineira necessidade de deslocar o paciente do seu leito para dentro do consultório odontológico. Ressalta-se que o hospital é grande e alguns setores são distantes entre si, em andares diferentes e, essa logística de deslocamento, era crítica. Em algumas situações específicas, os pacientes não estão autorizados a deixar seu leito de origem, inviabilizando o atendimento em consultório odontológico. Portanto, para melhor assistência do paciente no leito, foi adquirido um consultório odontológico portátil e a ampliação do serviço 24 horas. Em 2016, dez anos após a implantação do consultório odontológico do HGL, os desafios do serviço já eram muito bem conhecidos e possibilitaram a elaboração de estratégias bem definidas para superá-los.A ampliação dos serviços foi possibilitada pelo fortalecimento da equipe e extensão do horário de atendimento odontológico para 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Atualmente, a equipe é composta por nove cirurgiões-dentistas e quatro auxiliares de saúde bucal, que trabalham em regime de plantão. Além disso, para conseguir realizar a assistência odontológica diretamente no leito de internação, a equipe passou a contar com um Consultório Odontológico Portátil, adquirido pela Secretaria de Saúde de Linhares, em 2018. Trata-se de um equipo móvel, que pode ser transportado com facilidade entre as diversas dependências do hospital, com todos os equipamentos e instrumentos necessários para o atendimento, acoplado à uma maleta com rodas que, para funcionar, deve apenas ser ligado à rede de energia. De forma complementar, foi firmada uma parceria com uma faculdade de odontologia do município e criado um Estágio Extramuro de Odontologia Hospitalar e Urgências no HGL para os estudantes. Dessa forma, a equipe de odontologia pôde ampliar e diversificar o acesso aos serviços, tais como pacientes internados nas enfermarias e UTIs, referência COVID-19, sala de emergência e se tornar referência para os municípios da região e para a Atenção Primária em Saúde (APS) de Linhares.
Contudo, à medida que a odontologia se expandia no hospital, se mostrava cada vez mais necessária a ampliação da equipe e a criação de parcerias que pudessem fortalecer o serviço. A questão do acolhimento para os moradores de Linhares e municípios vizinhos, ainda não contava com a assistência odontológica no horário noturno e, na odontologia hospitalar, a principal limitação era a rotineira necessidade de deslocar o paciente do seu leito para dentro do consultório odontológico. O HGL é grande e alguns setores são distantes entre si, em andares diferentes e, essa logística de deslocamento, era crítica. Em algumas situações específicas, os pacientes não estão autorizados a deixar seu leito de origem, inviabilizando o atendimento em consultório odontológico. A ampliação dos serviços foi possibilitada pelo fortalecimento da equipe e extensão do horário de atendimento odontológico para 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. Atualmente, a equipe é composta por nove cirurgiões-dentistas e quatro auxiliares de saúde bucal, que trabalham em regime de plantão. Além disso, para conseguir realizar a assistência odontológica diretamente no leito de internação, a equipe passou a contar com um Consultório Odontológico Portátil, adquirido pela Secretaria de Saúde de Linhares, em 2018. Trata-se de um equipo móvel, uma caixa-maleta com rodas, que pode ser transportado com facilidade entre as diversas dependências do hospital, com todos os equipamentos e instrumentos necessários para o atendimento, acoplado à uma maleta com rodas que, para funcionar, deve apenas ser ligado à rede de energia.De forma complementar, foi firmada uma parceria com uma faculdade de odontologia do município e criado um Estágio Extramuro de Odontologia Hospitalar e Urgências no HGL para os estudantes. Dessa forma, a equipe de odontologia pôde ampliar e diversificar o acesso aos serviços, tais como pacientes internados nas enfermarias e UTIs, referência COVID-19, sala de emergência e se tornar referência para os municípios da região e para a Atenção Primária em Saúde (APS) de Linhares. Portanto, oferecer à comunidade um serviço e de odontologia em ambiente hospitalar foi priorizado, pincipalmente com a redução dos serviços eletivos em várias unidades de saúde de serviços públicos e privados em todo os país. Implementar a Odontologia Hospitalar do HGL com humanização do cuidado, levando a assistência odontológica diretamente aos leitos das enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e sala de emergência, evitando o deslocamento do paciente acamado foi preciso para atender a essa demanda em saúde bucal.
Novas políticas de saúde, tecnologias em saúde e recursos humanos foram capazes de transformar a dinâmica da saúde bucal do HGL. A ampliação do horário 24 horas e da carga horária dos profissionais, trouxeram qualidade aos serviços odontológicos no HGL. Além da comodidade para o paciente, o consultório portátil deu roda à odontologia, literalmente. A tecnologia permitiu que a equipe de saúde bucal saísse do ambiente isolado do consultório e atingisse o último degrau da multidisciplinaridade, junto aos leitos dos pacientes, em pareceria com as diversas equipes de saúde do hospital. A busca por instituições parceiras deve ser uma constante nos serviços de saúde. Além de aumentar a agilidade e produtividade do serviço, o estágio extramuro dentro do hospital, nos serviços de saúde bucal, conseguiu aproximar a odontologia das mais recentes evidências científicas.A experiência apresentada evidenciou que, estratégias e políticas de saúde bem estabelecidas, foi possível fortalecer o serviço hospitalar, dando visibilidade e robustez à odontologia do HGL. Novas políticas, tecnologias em saúde, recursos humanos e a ampliação do horário para 24 horas foram capazes de transformar a dinâmica da saúde bucal, trazendo qualidade aos serviços no HGL e para a APS.A comodidade para o paciente, com o consultório portátil deu rodas à odontologia e permitiu que a equipe atingisse o último degrau da multidisciplinaridade, junto aos leitos dos pacientes. O estágio extramuro proporcionou agilidade e produtividade do serviço e conseguiu aproximar a odontologia das recentes evidências científicas. O maior desafio, portanto, será manter as portas sempre abertas, o rotineiro acolhimento às demandas espontâneas, sem desviar a atenção dos pacientes que já se encontram internados. O vínculo com a Atenção Primária em Saúde (APS), foi um avanço do processo de manutenção do sentido do atendimento de pessoas domiciliadas e ou acamadas, no contexto da territorialização e adscrição, garantindo continuidade de cuidados, humanização, acesso, qualidade de vida e bem estar ao usuário.
Portanto, recomenda-se a replicação dessa experiência exitosa nos hospitais e instituições de longa permanência (ILP) de todo o país, de quaisquer portes ou especialidades, que tenham pessoas em situação de acamamento, assim como a estensão desse serviço ao cuidado domiciliar de saúde bucal, podendo garantir a integralidade de cuidados dos pacientes internados e domiciliados, segurança sanitária e aos profissionais da APS, redução de danos, saúde e bem-estar aos usuários acamados do Sistema Único de Saúde (SUS).
R. Monsenhor Pedrinha, 800 - Araçá, Linhares - ES, 29901-442
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO