O uso da tecnologia como instrumento facilitador da avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços de saúde

A atenção básica é entendida como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede de atenção à saúde, e avaliar tais aspectos na ótica do usuário permite a disposição dos recursos voltados à satisfação das necessidades dessa população, considerando a visão e as experiências desses usuários quanto aos serviços utilizados. Nesse contexto, o município de Catanduva sempre disponibilizou impresso próprio para avaliação da satisfação do usuário frente aos serviços utilizados. Todavia, o instrumento era pouco utilizado pelos usuários e demandava tempo para consolidação e avaliação. Através da parceria entre conselhos locais de saúde, secretaria municipal de saúde e instituições de ensino superior, buscou-se a elaboração de um novo instrumento com a participação dos usuários, assim como o desenvolvimento de um aplicativo para ser utilizado em tablet, de forma rápida, fácil e dinâmica.

Elaborar um instrumento de avaliação da satisfação do usuário na forma de aplicativo e verificar a percepção do usuário referente ao instrumento de avaliação dos serviços de uma unidade básica de saúde (UBS). Na primeira etapa, através das reuniões de Conselho Local de Saúde, a SMS levantou questões apontadas por usuários, trabalhadores e gestores da AB que contemplam os aspectos mais relevantes do serviço. A segunda fase foi o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, baseado na plataforma Android e denominado satisfa SUS. A terceira fase foi realizada com a implantação de tablets com o aplicativo instalado para que os usuários pudessem acessar, conhecer e avaliar os serviços prestados na UBS por meio do novo sistema. A quarta etapa aplicou-se um instrumento com questões do tipo escala likert, para que os usuários avaliassem o modelo do instrumento de avaliação, em papel ou via tablet que melhor atende às suas necessidades.

Comparando o instrumento impresso e aplicativo, 80% preferiram o aplicativo no que se refere a melhor compreensão do instrumento. em relação à rapidez no preenchimento, 92% optou pelo aplicativo. Quanto ao método com o qual sentiam ser mais seguro ao inserir dados pessoais 84% optaram pelo aplicativo. Quanto ao questionário que mais abrange os serviços prestados na unidade, 82% preferiu o aplicativo. Quando perguntado qual o questionário passa maior segurança ao responder sobre os serviços, 84% disseram ser o aplicativo. Questionados sobre qual questionário gostariam que estivesse disponível na unidade, 90% relatou ser aplicativo. Por fim, foi atribuída uma nota para cada instrumento, sendo a mediana 7 para o papel e 10 para o aplicativo. Estabelecer novas formas de identificar a opinião do usuário em relação aos serviços prestados é essencial. Para tanto, incluir os usuários assim como estabelecer parcerias pode ser o caminho para viabilizar e concretizar ideias inovadoras que auxiliem na qualificação do cuidado, sem necessariamente envolver custos elevados. o uso da tecnologia demostrou importância na avaliação do usuário e possibilitou maior participação na pesquisa de satisfação e consequentemente na organização dos serviços.

Principal

Tiago Aparecido Da Silva

ti.aps@hotmail.com

Coautores

Luís Hideo Vasconcelos Nakamura, Marco Antonio Colombo Da Silva, Adriani Izabel De Souza Moraes, Tatiane Veteri Coneglian,

A prática foi aplicada em

Catanduva

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Catanduva (SP)

Rua: Armando Gulim, 790 - Gloria III, Catanduva - SP, 15.807-250

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ronaldo Carlos Gonçalves Junior

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

17 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas