O esporte e os jogos motores determinando respeito e limites

Através de um estudo epidemiológico e da iniciativa da secretaria municipal de saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e em parceria com a Escola Municipal Muniz Falcão, localizada no Povoado Alto do Tamanduá, este trabalho tem a proposta de contemplar os alunos dessa unidade escolar através de atividades ligadas a manifestação da cultura corporal, a prática esportiva, permitindo uma maior sociabilidade e integração das crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos, devidamente matriculados. O projeto conta, ainda, com rodas de conversa mensais ministradas pela psicóloga do Nasf, que leva temas variados de acordo com a curiosidade dos integrantes do grupo. O projeto tem como objetivo essencial contribuir para a diminuição da exposição de álcool e cigarro e aos riscos socioculturais para com as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. As práticas esportivas estão sendo realizadas na quadra poliesportiva da comunidade do Alto do Tamanduá e orientada pelo educador físico do programa da academia da saúde.

O projeto tem como objetivo essencial contribuir para a diminuição da exposição de álcool e cigarro e aos riscos socioculturais para com as crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. É de grande importância ampliar as oportunidades para a prática esportiva na comunidade, visto que a universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas e de lazer que poderão contribuir significativamente com o processo de formação socioeducativo desses jovens que se encontram em vulnerabilidade social.

A execução de esportes diversificados como handebol, futsal, queimado e jogos motores, como corda e amarelinha, estão ajudando a 32 jovens na prevenção e controle do consumo de álcool e na cultura de paz. Mesmo tendo pouco tempo de execução, o projeto já tem grandes frutos, como a mudança de comportamento dos alunos na sala de aula. O trabalho do educador físico visa ainda a questão do rendimento dos educandos na escola, como também seus aspectos disciplinares relacionados ao bom comportamento social e familiar. Até então, a maior dificuldade está sendo controlar a rebeldia e ociosidade desses jovens. O próximo passo é envolver os pais no projeto para que essa mudança de comportamento se estenda para o convívio doméstico.

O trabalho do educador físico visa, ainda, a questão do rendimento dos educandos na escola, e também seus aspectos disciplinares dos relacionados ao bom comportamento social e familiar. Até então, a maior dificuldade está sendo controlar a rebeldia e ociosidade desses jovens. O próximo passo é envolver os pais no projeto para que essa mudança de comportamento se estenda para o convívio doméstico.

Principal

Willams Laurentino da Silva, Paula Tavares

Coautores

Willams Laurentino da Silva, Paula Tavares

A prática foi aplicada em

Poço das Trincheiras

Alagoas

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Willams Laurentino da Silva, Paula Tavares

Conta vinculada

06 jul 2022

CADASTRO

09 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas