FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Conscientizar a comunidade local em relação ao consumo de alimentos saudáveis.
A escola é o local de aprendizagem, rápido e eficaz, de acesso à população. Em parceria, o setor de educação e saúde elaboraram o projeto Educanvisa pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em conjunto com os municípios, onde os mesmos, devem fazer a adesão. Esses municípios indicam profissionais para serem capacitados e este serão os responsáveis pela execução e monitoramento do projeto dentro das escolas.
As ações de vigilância sanitária não devem se pautar apenas em ações fiscalizadoras e punitivas quando se comete uma infração sanitária. Para cumprir efetivamente o seu objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos e agravos à saúde da população, a vigilância sanitária precisa desenvolver também e cotidianamente, atividades de educação, orientação, informação e conscientização da população. O trabalho conjunto da saúde com a educação cria uma relação entre dois setores que precisam andar juntos, pois a união destes contribui para a mudança de postura e de atitudes, o que é fundamental para a promoção da saúde dos cidadãos.
O projeto da Educanvisa, que no município recebeu o nome de Educação e Saúde: Uma parceria de sucesso tem um impacto significativo na vida dos alunos e da comunidade escolar. Percebe-se isso, quando se observou o aumento do peso nas crianças com desnutrição, e a diminuição de peso naquelas com sobrepeso, através dos dados obtidos no SISVAN (sistema de Vigilância Nutricional e Alimentar) do Ministério da Saúde, bem como nas mudanças de hábitos alimentares e de cuidados pessoais desse público.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO