- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
No final do ano de 2011, passamos a trabalhar com o conceito de ouvidoria ativa desenvolvendo um contato mais dinâmico da Ouvidoria com os usuários do SUS, que têm sido estimulados a participar da gestão da saúde realizando avaliações periódicas dos serviços, trabalhando a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, através de um trabalho de promoção de estratégias mais eficazes de escuta, não apenas pelos canais de acesso (telefone/ internet / atendimento presencial), mas realizando de forma itinerante a verificação das expectativas dos cidadãos em cada serviço de saúde e discutindo com os profissionais as alternativas de resolução das dificuldades apresentadas pela comunidade. Assim, essas atividades tem se efetivado por duas intervenções: a implementação das caixas de sugestão em todas as unidades de saúde do município e a participação da equipe da ouvidoria nos eventos do Projeto Prefeitura com Você, que leva a prestação de diversos serviços públicos para as comunidades. Para o desenvolvimento destas intervenções estabelecemos parcerias com a Gerência de Políticas Estratégicas e Promoção da Saúde e Coordenação da Política de Acolhimento em Saúde. Nesses dois anos do projeto de Ouvidoria ativa foram realizadas 125 reuniões com as unidades de saúde, para avaliação e discussão das demandas da população, bem como a participação da ouvidoria em 30 eventos do projeto. Estas intervenções tiveram o objetivo de facilitar o acesso da população ao serviço da ouvidoria ampliando a interlocução com a gestão da saúde por meio de: visitas agendadas as unidades de saúde com participação nas reuniões administrativas, para abertura das caixas de sugestão Elaboração de Relatórios de cada reunião, posteriormente encaminhados aos gestores regionais e áreas técnicas afins Atendimento ao cidadão, com o registro das demandas no Sistema OuvidorSUS durante o evento de rua Prefeitura com Você. Divulgação do trabalho da ouvidoria (informações à população sobre o papel da ouvidoria e distribuição de material informativo). Nesse período, observamos um aumento significativo na procura da população pelo serviço da Ouvidoria que contava com o registro de 259 manifestações (2010) passando para 779 no final de 2012. As demandas das caixas de sugestão totalizaram 3733 manifestações destacando o interesse e participação da comunidade na realidade das unidades de saúde.
A Ouvidoria do SUS é um canal democrático e direto de comunicação do cidadão com a gestão pública da saúde, funcionando em Jaboatão dos Guararapes desde 2008, teve sua atividade regulamentada pela Portaria número 024 de 14 de Setembro de 2010. A partir de 2011 teve o atendimento descentralizado para sete (07) regionais administrativas, com a função principal de acolher as manifestações dos cidadãos para efetuar os encaminhamentos necessários, na tentativa de propiciar uma resolução adequada aos problemas.
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