O acolhimento com classificação de risco na atenção básica: a experiência de uma capital da Amazônia Legal, Porto Velho (RO)

A Atenção Básica de Porto Velho caracterizava-se pela na oferta de serviços, através de uma agenda de dia D, cada dia da semana destinava-se a um tipo de atendimento. Diante desta realidade local foi implantado o Dispositivo de Acolhimento com classificação de risco nas UBS com padronização da agenda por bloco de horas, nas 61 equipes de saúde da família da cidade. Objetivo: reorganizar as práticas nas unidades básicas de saúde na cidade.

Padronização da Agenda por Bloco de Horas, nas 61 equipes de saúde da família da cidade.

Conclui-se que a experiência do modelo de agenda por bloco de horas garantiu o acolhimento a demanda espontânea e aumentou o acesso de usuários com demandas prioritárias de atendimento. Esse modelo interrompeu um longo ciclo de vagas sob a posse do ACS, e trouxe um olhar ampliado de toda a equipes para as vulnerabilidades do seu território e o reconhecimento da demanda espontânea como parte integrante da AB local.

Principal

Marcuce Antonio Miranda dos Santos

marcuce2017@gmail.com

Coautores

Marcuce Antonio Miranda dos Santos , Amanda Diniz Del Castillo, Eweline Gomes da Silva,Elileide Fróes Jácome,Jane Carvalho Cardoso, Isabela Andressa Luz de Moura

A prática foi aplicada em

Porto Velho

Rondônia

Norte

Esta prática está vinculada a

Avenida Campos Sales, no 2283 - Centro, Porto Velho - RO, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus / Conasems

Conta vinculada

03 fev 2020

CADASTRO

24 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas