Por meio das práticas é possível ampliar a consciência do ser sobre seu processo de saúde-doença, tornando a mesma corresponsável pela evolução do seu caso clínico. A execução das práticas integrativas e complementares é realizado por meio da medicina tradicional Chinesa e em especial arte da acupuntura e moxabustão. Ressaltamos que envolve também outras técnicas como dietoterapia, exercícios respiratório e físicos, Fitoterapia entre muitos outros. Cada paciente recebe e terapêutica que mais for pertinente para seu caso. Para iniciar a terapia é preciso avaliação médica e encaminhamento na atenção básica e implementação das ações pela equipe Nasf. Também quando necessário além das atividades terapêuticos individuas é realizado terapia de grupo com a participação de outros profissionais da equipe multiprofissional. Foi realizado protocolo com fluxograma de atendimento e exposto para pactuação com as equipes de saúde.
As práticas integrativas e complementares são uma estratégia para a ampliação das ações da atenção básica possibilitando a consolidação do conceito ampliado de saúde. O cuidado deve ser holístico perpassando todas as necessidades humanas.
Todas as iniciativas novas trazem suas dificuldades principalmente frente a medicina ortodoxa mas frente aos resultados obtidos cada vez mais as práticas são valorizadas e procuradas. Consolidação das práticas integrativas na Atenção Básica aliada às práticas educativas e assistenciais já desenvolvidas. A partir desse momento é consolidado as práticas como poderosa auxilio ao tratamento de inúmeros pacientes.
Rua Cônego Áureliano Mota, 276 - Centro, Quixeramobim - CE, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO