Olá,

Visitante

Núcleo Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Pedra Azul (MG): uma Estratégia de Humanização na Atenção Básica

Esta experiência apresenta o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em Pedra Azul. o município tem uma população em torno de 24.748 habitantes (IBGE, 2017). Está na região Nordeste de MG e é sede de Microrregião de Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde atua de forma inovadora (pioneira na região) no campo das PICS ao desenvolver o Núcleo Municipal de PICS. as PICS iniciaram em Pedra Azul no ano de 2017 e foram implantadas como uma estratégia de humanização na atenção básica, tendo como princípios a gestão e o cuidado à saúde. Política Nacional de Humanização do SUS traz em seus pressupostos a melhoria no atendimento e cuidado em saúde. Nesse sentido, o Ministério da Saúde implantou, em 2006, a Política Nacional de PICS, para incorporar as práticas e trazer melhorias no atendimento. as PICS são ferramentas importantes de humanização, pois são caracterizadas como tecnologias no desenvolvimento de cuidados de promoção e prevenção à saúde e do cuidado.

o objetivo é contribuir com a gestão do SUS e ampliação do acesso às PICS através da integralidade e humanização, para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e toda a comunidade, a fim de promover transformações sociais com base no desenvolvi Destaca-se Pedra Azul como a primeira cidade da Região de Saúde a implantar o Núcleo Municipal de PICS. A implantação foi desenvolvida à partir do Programa Academia da Saúde, e em Pontos de Saúde Coletiva. Os serviços de PICS são oferecidos por iniciativa local. Para que a gestão municipal viabilizasse a implantação de ações dos serviços, foi necessário um processo com algumas fases, como: Elaboração do plano para implantação das PICS, submissão do plano ao Conselho Municipal de Saúde, Inserção das PICS nos instrumentos de gestão, Mapeamento dos profissionais capacitados existentes Sensibilização da rede municipal de saúde e comunidade local, Atividades de educação na saúde, Avaliação e Monitoramento.

o Núcleo Municipal de PICS configura-se como um instrumento de Gestão na Atenção Básica para proporcionar mais acolhimento, aproximação com o paciente e ordenação do Sistema. Foram realizadas as seguintes PICS: Aromaterapia, Automassagem (Do In), Constelação Familiar, Constelação Organizacional, Cromoterapia, Meditação, Meditação com Dança, Musicoterapia, Pilates, Reflexologia, Reiki, Yoga, Yoga para crianças, totalizando mais de 2.500 atendimentos por ano, e mais de 4 mil horas de ações voltadas para a humanização, como Coaching de Saúde Sistêmica e Grupos de Valores Humanos. Além disso, constroem-se mudanças na Atenção Básica através de vivências para o autoconhecimento e incorporação da Humanização e PICS nas Práticas de saúde.as PICS abrangem sistemas que valorizam a escuta acolhedora, o desenvolvimento de vínculo terapêutico, e a integração do ser humano com o meio em que vive. o processo saúde-doença é visto de forma ampliada e visa a promoção global do cuidado e, principalmente, do estímulo ao autocuidado. as PICS na Atenção Básica contribuem para a ampliação do acesso as mesmas, com o aumento da resolutividade e com a construção de um cuidado continuado, humanizado e integral.

Principal

Glaubert Gomes De Souza

glaubertgsouza@gmail.com

Coautores

Luiza Costa Tanure

A prática foi aplicada em

Pedra Azul

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Avenida: Sete De Setembro, 78, Centro

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Glaubert Gomes De Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal