A Clínica do Homem da AHF localiza-se na região central do Recife próximo a grandes corredores de ônibus e próximo a áreas de sociabilidade da população LGBTQIAPN+ como bares, boates, saunas e cinemas. É um serviço de atendimento à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com horário estendido (das 13:30h às 19:30h). A localização, o horário estendido, o atendimento da demanda sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento formal de um serviço de saúde, além do ambiente acolhedor, livre de preconceito, garantem o acesso da população masculina em situações de vulnerabilidade, incluindo a população LGBTQIAPN+, caracterizando-o como um serviço “centrado na pessoa”. A experiência descrita é um recorte do período de sete anos e quatro meses de existência da Clínica desde 02/01/2024 a 03/12/2024.
Objetivo Geral:
Ampliar o acesso da população masculina as ações de prevenção combinada à infecção pelo HIV, promovendo intervenções complementares de diagnóstico e tratamento de IST e diagnóstico e tratamento imediato do HIV para homens em situação de vulnerabilidade.
Objetivos Específicos:
• Oferecer serviço centrado na pessoa;
• Constituir-se como referência para saúde sexual masculina em situação de vulnerabilidade;
• Oferecer ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST;
• Oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C;
• Oferecer TARV no mesmo dia para pessoas com testagem rápida para HIV reagente;
• Fornecer insumos de prevenção;
• Referenciar para início de PrEP e PEP
As barreiras de acesso aos serviços de saúde tradicionais, a baixa oferta de serviços voltados à saúde sexual masculina e fragmentação das estratégias de prevenção que não integram tratamento de IST ao diagnóstico e tratamento de HIV/Aids. Entre as barreiras de acesso, identifica-se constrangimento ou mesmo vergonha dos usuários; questões de sigilo, confidencialidade, estigma e preconceito; oferta de horários restritos com necessidade de agendamento prévio para realização de testagem e a limitação do número de atendimentos por turno de trabalho. Além disso, o diagnóstico de HIV nos serviços tradicionais de Recife é em sua maioria tardio, frequentemente com Aids Avançada, seja em unidades de atenção básica, centros de testagem e aconselhamento ou em serviços hospitalares. Nesse sentido, o serviço voltado para o atendimento de IST, promove maior acesso, oferta atendimento livre de preconceitos, com horário estendido, por demanda espontânea ou por agendamento, otimizando o acesso. A oferta de tratamento de IST e tratamento antirretroviral no mesmo dia do diagnóstico de HIV, caracteriza a Clínica do Homem, como uma iniciativa de prevenção combinada, integral e centrada na pessoa.
A Clínica tornou-se importante referência em IST para a Região Metropolitana do Recife e treinamento para médicos residentes de Infectologia e Medicina da Família. Entre 6.608 registros no sistema, 98,6% homens Cis (42,3% gays, 40,9% heterossexuais e 15,7%
bissexuais). A faixa etária média foi de 26 anos: entre 20 e 29 anos (42,18%); entre 30 e 39 (32,93%); entre 40 e 49 (14,05% ) e acima de 50 anos (8,75%); na maioria negros ou pardos (71,8%) e baixa escolaridade (até o ensino médio completo 68,3%. Entre aqueles que declararam renda, sem renda (31%) e com renda de até 2 salários-mínimos (52,9%) foram a maioria.
Foram testadas 7308 pessoas para IST, realizados 6940 testes rápidos para HIV com 236 pessoas resultados reagentes. Entre 5.930 testes rápidos (TR) para sífilis, 1097 reagentes e 4833 não reagentes. Entre 6.755 pessoas com TR para hepatite B, 15 com resultados reagentes. Entre 6.768 pessoas com TR para hepatite C, 32 positivos.
Principais diagnósticos:
– Sífilis: 1097
– HPV: 280 pessoas
– Herpes genital: 272
– Proctite: 229
– Uretrite: 907
– Candidíase vaginal: 532
– Linfogranuloma venéreo: 4
– HIV: 236
– Hepatite B: 32
– Hepatite C: 32
Foram realizados 236 diagnósticos de HIV em 2024. Destes, 224 (94,9%) foram vinculados aos serviços de atenção especializada. A TARV foi iniciada no mesmo dia em 119 (53%) pacientes com fornecimento para 30 dias até a vinculação. Entre estes, 224 (81%) foram vinculados a equipes de tratamento de HIV em serviços apoiados pela AHF/Brasil. Entre os recém diagnosticados 182 (77%) ingressaram nos 9 serviços apoiados pela AHF, 174 tiveram coleta de LT-CD4 basal e 84% com LT-CD4 > 350 células/mm3 e 106 (60,1%) LT- CD4 > 500 células/mm3. Apenas 10 (5,75%) PVHA diagnosticadas tiveram resultado LT-CD4 < 200 células/mm3 , caracterizando Aids avançada.
Através desta experiência, ressaltamos a importância de proporcionar um modelo de serviço centrado na pessoa que permita ampliar o acesso de homens vulneráveis ao serviço. Além da necessidade de articulação da ONG com coordenações de HIV/aids para fornecimento de insumos e medicamentos. A importância de implementar novas estratégias de acesso, como busca de contatos sexuais de casos índice do HIV (Índex testing), a estratégia de pares e a intensificação da divulgação do serviço por meio de ações de comunicação por redes sociais e nos locais de circulação desta população.Em 7 anos de funcionamento da clínica temos quase 32000 pacientes cadastrados e no ano de 2024, foram testadas 7.308 pessoas. A divulgação desta experiência acontece através de mídias sociais (instagram e site da própria AHF), articulação entre os serviços que compõem as redes e fazem referenciamento e principalmente a divulgação interpessoal pelo relato dos próprios usuários a suas redes de relacionamento.
Todos os recursos financeiros são de responsabilidade da AHF, ONG global com presença no Brasil e que atualmente é a maior fornecedora de cuidados de saúde para HIV/AIDS no mundo e responsável pela realização de mais de 5 milhões de testes rápidos de HIV por ano. Além disso, trabalhamos em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, que fornecem testes rápidos e medicamentos para tratamento de IST e terapia antirretroviral. Quanto aos recursos humanos, a equipe é composta por 10 profissionais de nível superior, sendo eles: um médico diretor, dois médicos assistentes, um farmacêutico, uma recepcionista, duas psicólogas aconselhadoras e três enfermeiros.
Buscando oferecer cuidado integral em um modelo centrado na pessoa. Estabeleceu-se como referência no tratamento de IST e início precoce da TARV, mantendo a articulação com a rede de saúde. A Clínica fornece espécimes clínicos para fortalecer a vigilância de resistência de patógenos.
Esta experiência tornou possível realizar diagnóstico de infecção recente do HIV e início rápido da TARV no mesmo dia, reduzindo assim a transmissibilidade e possivelmente evitando novas infecções do HIV. Adicionalmente, promoveu acesso a PrEP e PEP para prevenção da transmissão do HIV.
A Clínica do Homem realiza treinamento em serviço para médicos residentes em Infectologia (HUOC, HCP e HC) e Medicina de Família e Comunidade, disseminando o modelo de cuidado livre de estigma e preconceito, centrado na pessoa, constituindo-se em um ambiente de educação em saúde e espaço de formação.
Os próximos passos incluem a implementação de novas estratégias como o Índex Testing e está sendo considerada a implementação da vigilância de infecções recentes, como estratégia que contribua para a eliminação da epidemia de Aids como problema de saúde pública.
Rua Osvaldo Cruz, 342 - Soledade, Recife - PE, Brasil, 50050-225
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO