A obesidade caracteriza-se como uma doença de grande prevalência no Brasil e no mundo. o Ministério da Saúde, por meio do Vigitel, indicou que 53,8% da população brasileira acima de 18 anos está acima do peso ideal. A obesidade evidencia-se como fator de risco para outras enfermidades: hipertensão arterial, diabetes, câncer, dificuldades respiratórias. Essa doença crônica definida pelo excesso de gordura corporal, abrange distintos fatores sociais, culturais, ambientais, comportamentais, psicológicos, genéticos e metabólicos. A Atenção Primária à Saúde representa um espaço privilegiado para desenvolver ações de promoção de saúde e enfrentamento do sobrepeso e obesidade com a população. Desse modo, a equipe Nasf-AB em apoio compartilhado com as ESF desenvolvem desde janeiro/2018, nas UBS e Academias da Saúde de Mineiros-Goiás, o Mineiros Mais Leve: programa interprofissional de emagrecimento saudável e reeducação alimentar em grupo acessível à população acima de 18 anos com sobrepeso.
Promover o emagrecimento saudável e reeducação alimentar de indivíduos acima de 18 anos com sobrepeso e obesidade. Proporcionar melhoria na qualidade de vida e cuidado integral através de uma abordagem interprofissional. Desenvolver grupo de apoio. P o grupo de apoio Mineiros Mais Leve, desenvolvido pelos nutricionistas, psicólogos e educadores físicos do NASF-AB, é formado por 15 participantes, adultos com IMC ≥25 Kg/m², que se inscrevem nas UBS ou são vinculados pelo matriciamento entre ESF e Equipe Nasf-AB. Os participantes recebem educação nutricional, apoio psicológico, atividade física e aurículoterapia, durante oito encontros semanais, com duração de duas horas, sequenciado por quatro encontros mensais, por meio de oficinas educativas e intervencionistas, com dinâmicas, músicas, apostilas, dieta/cardápio individual, tarefas práticas e atividades para desenvolver em casa. o programa é baseado no treino de habilidades da dieta definitiva de beck, visando a mudança de comportamento.
Representou uma experiência significativa em promoção da saúde, por gerar educação e formação de hábitos saudáveis. as estratégias de modificação cognitiva e comportamento alimentar incentivaram o desenvolvimento e manutenção de um estilo de vida saudável, além de melhorar a adesão ao tratamento. Os participantes aprenderam a cuidar de sua alimentação, escolher alimentos e receitas mais nutritivas, como também apresentaram melhora na autoestima, autocuidado e valorização de si mesmo. Todos os participantes apresentaram redução de peso, sendo que muitos mudaram sua classificação de IMC, ao final dos grupos. Os resultados também foram satisfatórios ao analisar a adesão da comunidade ao grupo e contínua procura para inscrição .A orientação nutricional e processo de reeducação alimentar, aliado às técnicas cognitivas e comportamentais, atividade física e terapias complementares, representam importantes ferramentas no tratamento da obesidade, processo de emagrecimento e manutenção do peso. A metodologia de grupo e cooperação entre os membros, resultou em estratégias eficientes para alcance dos objetivos. Verifica-se importantes contribuições de uma abordagem interprofissional em grupo para a formação de novos hábitos.
Rua RV-13, Mineiros - GO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO