De acordo com o manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V), transtorno de ansiedade generalizada é um distúrbio que se caracteriza pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva. O Brasil é considerado o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade, em 2015 eram 11,5 milhões segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). o projeto foi elaborado em razão da crescente demanda de encaminhamentos para atendimentos psicológicos no município de Carandaí (MG), ocasionando uma grande fila de espera para atendimentos individuais, onerando o serviço de saúde mental, além do grande de consumo de psicotrópicos da população do município. Os grupos de controle da ansiedade, acontecem semanalmente nas unidades básicas de saúde do território, são realizados encontros programados totalizando um período de quatro meses de tratamento, que é ofertado para a população acima de 18 anos, com diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada.
Tratar os diversos transtornos de ansiedade da população adulta do município de Carandaí (MG). Objetivos específicos: atender a demanda para atendimento psicológico da população afim de acabar com a fila de espera para o serviço. Após verificação da necessidade do território, e do levantamento da demanda por atendimento psicológico, as equipes da estratégia saúde da família (ESF) solicitam ao Nasf formação do grupo de ansiedade. É realizada uma inscrição para participar do grupo, através de demanda espontânea do usuário ou encaminhamento médico e realizada triagem pela psicóloga, a fim de avaliar a real necessidade do atendimento. Após a formação do grupo, com aproximadamente 12 pessoas, iniciam-se as reuniões. o grupo possui um cronograma pré-estabelecido com 16 encontros, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade. Toda a equipe Nasf participa no âmbito da sua formação profissional, contribuindo para a melhora dos quadros de ansiedade.
O primeiro grupo de ansiedade foi finalizado na segunda semana de março, dos 12 usuários inscritos no grupo, apenas 1 desistiu do tratamento, os demais continuaram até a finalização do mesmo. Ao final dos encontros, os pacientes foram avaliados pela psicóloga em consulta individual através do Inventario de Sintomas da Ansiedade. como resultado geral, verificamos diminuição dos sintomas de ansiedade, em todos os participantes, alguns diminuíram os sintomas e a intensidade dos mesmos (severo para suave), 3 destes usuários apresentaram uma melhora em 50% dos sintomas e outros 3 pacientes já não encaixam mais no quadro de transtorno de ansiedade generalizada e estão fazendo o desmame da medicação. Através da observação direta, verificamos a melhora dos usuários, com o manejo da ansiedade e a diminuição dos sintomas, usando as técnicas que aprenderam no grupo. Além dos benefícios proporcionados aos usuários, a dinâmica do trabalho também mudou, pois ocorreu a diminuição da fila de espera para o acompanhamento psicológico individual, portanto, o grupo pode ser replicado em toda à Atenção Primária.
Rua André Rodrigues da Silva - Santa Efigenia, Conselheiro Lafaiete - MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO