Olá,

Visitante

Grupo Terapêutico “Equilíbrio” para o Tratamento da Ansiedade

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), “Transtorno de Ansiedade Generalizada é um distúrbio que se caracteriza pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”. o Brasil é considerado o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade, em 2015 eram 11,5 milhões segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). o projeto foi elaborado em razão da crescente demanda de encaminhamentos para atendimentos psicológicos no município de Carandaí/MG, ocasionando uma grande fila de espera para atendimentos individuais, onerando o serviço de Saúde Mental, além do grande de consumo de psicotrópicos da população do município. Os grupos de controle da ansiedade, acontecem semanalmente nas Unidades Básicas de Saúde do território, são realizados encontros programados totalizando um período de quatro meses de tratamento, que é ofertado para a população acima de 18 anos, com diagnostico de Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Tratar os diversos transtornos de ansiedade da população adulta do município de Carandaí – MG. Objetivos específicos: • Atender a demanda para atendimento psicológico da população afim de acabar com a fila de espera para o serviço. • Diminuir o con Após verificação da necessidade do território, e do levantamento da demanda por atendimento psicológico, as equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) solicitam ao NASF, formação do grupo de ansiedade. É realizada uma inscrição para participar do grupo, através de demanda espontânea do usuário ou encaminhamento médico e realizada triagem pela psicóloga, a fim de avaliar a real necessidade do atendimento. Após a formação do grupo, com aproximadamente 12 pessoas, iniciam-se as reuniões. o grupo possui um cronograma pré-estabelecido com 16 encontros, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade. Toda a equipe NASF participa no âmbito da sua formação profissional, contribuindo para a melhora dos quadros de ansiedade.

o primeiro grupo de ansiedade foi finalizado na segunda semana de março, dos 12 usuários inscritos no grupo, apenas 1 desistiu do tratamento, os demais continuaram até a finalização do mesmo. Ao final dos encontros, os pacientes foram avaliados pela psicóloga em consulta individual através do Inventario de Sintomas da Ansiedade. como resultado geral, verificamos diminuição dos sintomas de ansiedade, em todos os participantes, alguns diminuíram os sintomas e a intensidade dos mesmos (severo para suave), 3 destes usuários apresentaram uma melhora em 50% dos sintomas e outros 3 pacientes já não encaixam mais no quadro de transtorno de ansiedade generalizada e estão fazendo o desmame da medicação.Através da observação direta, verificamos a melhora dos usuários, com o manejo da ansiedade e a diminuição dos sintomas, usando as técnicas que aprenderam no grupo. Além dos benefícios proporcionados aos usuários, a dinâmica do trabalho também mudou, pois ocorreu a diminuição da fila de espera para o acompanhamento psicológico individual, portanto, o grupo pode ser replicado em toda à Atenção Primária.

Principal

Alynne Fátima Medeiros

alynnemedeirospsi@hotmail.com

Coautores

Thiago Badaró Campos Moreira, Anelise Flaviane De Souza, Evelin Lima De Bem Nunes Silva, Janaína Becari Moreira, Dulce Aparecida De Andrade

A prática foi aplicada em

Carandaí

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Rua André Rodrigues Da Silva Nº 70 Apto 1002 Bairro Campo Alegre Cidade Conselheiro Lafaiete/Mg

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Denilson Hermes Da Cunha

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal