Linha de atenção oncológica de Volta Redonda: otimizando o diagnóstico do câncer

A Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda (LAO-VR) é uma linha de cuidado criada para otimizar o diagnóstico do câncer no município e assim diminuir a morbidade e mortalidade causadas pelas sequelas do tratamento e progressão deste, já que quanto menos avançada a doença ao diagnóstico, em geral, menos invasivos são os tratamentos e com maior chance de controle e cura.
A LAO-VR iniciou em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) como programa piloto em 08 de março de 2022 e foi expandida para as 46 UBS do município em 25 de setembro de 2023.
Inicialmente são abordadas as neoplasias ginecológicas, de mama e do trato gastrointestinal, visto sua alta prevalência na população brasileira.
Através das ações da LAO os colaboradores das UBS foram treinados e mantêm uma educação e discussão contínua sobre os sinais e sintomas destas neoplasias permitindo a identificação dos casos suspeitos que são encaminhados e através da navegação da equipe da LAO e do Departamento de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria (DCRAA) recebem atendimento prioritário na atenção especializada, assim como para a realização dos exames diagnósticos necessários.
Objetivos:
Otimizar o diagnóstico do câncer no município através de ações que integrem todos os níveis de atenção, – atenção básica, atenção especializada, exames diagnósticos, serviço especializado em oncologia e cuidados paliativos – pacientes e comunidade;
Diminuir a morbidade e mortalidade causadas pelas sequelas do tratamento e progressão do câncer, através do diagnóstico precoce que permite tratamentos menos invasivos e com maior chance de controle e cura da doença;
Diagnosticar e tratar lesões pré malignas evitando o desenvolvimento do câncer;
Promover educação em saúde para os colaboradores da atenção básica e população sobre sinais e sintomas suspeitos de câncer;
Padronizar e fiscalizar a trajetória do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS) de Volta Redonda para o diagnóstico do câncer e buscar soluções aos obstáculos desta;
Promover saúde, através do tratamento oportuno do câncer, contribuindo para qualidade de vida da população de Volta Redonda;
Metodologia:
A trajetória ideal de um paciente com câncer no SUS é de que sua entrada ao sistema ocorra através da atenção básica, onde aproximadamente 80% dos casos deverão ser resolvidos e quando necessário estes sejam encaminhados e regulados para a atenção especializada. Neste atendimento com o especialista são solicitados exames específicos que poderão gerar biópsia e um resultado histopatológico de neoplasia maligna.
Tendo em vista este percurso foi criada uma linha de cuidado que age em cada etapa:
1) Atenção Básica: Criada ficha de referência prioritária (da Atenção Básica para Atenção Especializada) dos pacientes com sinais e sintomas que podem corresponder a câncer ginecológico, mamário ou do trato gastrointestinal; treinada equipe para reconhecer e pesquisar estes sintomas; reunião mensal com as gerentes das UBS para discussão de caso e educação continuada; apoio diário as unidades para esclarecimento de dúvidas técnicas e discussões de casos;
2) Regulação: Vagas para consultas com os especialistas são reservadas para o programa e fornecidas através do DCRAA de acordo com a avaliação da conformidade do encaminhamento;
3)Atenção Especializada: Acompanhadas as marcações de consulta e exames solicitados para que estes ocorram com prioridade caso o especialista concorde com a indicação; avaliação diária dos resultados dos exames e ação junto a regulação e os prestadores quando demora;
4)Diagnóstico do Fluxo: Reuniões gerenciais para avaliação e ação frente as fraquezas da rede;

As neoplasias correspondem a segunda causa de morte por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil e também no município de Volta Redonda.
Uma linha de cuidado tem a função de orientar o serviço de saúde para que ele cumpra o papel de cuidado do paciente e das suas necessidades, a Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda (LAO-VR) foi criada para otimizar o diagnóstico do câncer no município e diminuir a morbidade e mortalidade causadas pelo tratamento e progressão desta doença, através do diagnóstico em fases mais iniciais onde é maior a chance de controle e cura.

De 25 de setembro de 2023 a 24 de março de 2025, 1178 pacientes foram atendidos pela Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda, destes 630 pacientes receberam tratamento para seus sintomas e descobriram que não se tratava de um câncer, muitos, por tratarem lesões pré malignas, deixarão de apresentar um câncer no futuro.
312 pacientes estão em investigação realizando consultas e exames diagnósticos.
50 pacientes apresentaram perda de seguimento, seja por mudança de município, óbito, recusa, tratamento na saúde suplementar ou outras causas.
185 pacientes apresentam diagnóstico de câncer, seguindo a seguinte distribuição: 138 casos de câncer de mama (74,6%), 14 casos de câncer de colo do útero (7,6%), 13 casos de câncer do trato gastrointestinal inferior (7%), 7 casos de câncer de endométrio (3,8%), 7 casos de câncer de trato gastrointestinal alto (3,8%) e 6 casos de câncer de ovário (3,2%).
Entre os casos de câncer 45,8% foram diagnosticados nos Estadios I e II (22,9% Estadio I e 22,9% Estadio II), onde a doença encontra-se localizada e a chance de cirurgia curativa é a realidade na maioria dos casos, 34,9% no Estadio III, onde a doença é localmente avançada e 19,3% no Estadio IV, onde apresenta metástase a distância.
As ações da LAO além de atingirem seu objetivo principal de otimizar o diagnóstico de câncer, trazem para o cotidiano das UBS informação e atenção sobre os sinais e sintomas de câncer o que facilita a descoberta da doença mais precocemente e fortalece a ação de programas de prevenção e promoção a saúde ao lembrar sobre a importância do tema.

Para o sucesso de uma Linha de Cuidado para o diagnóstico de câncer é importante a valorização e contato próximo e contínuo com a Atenção Básica do seu município, já que esta é a porta de entrada para os pacientes no Sistema de Saúde e onde estes tem o seu maior vínculo e segurança.
É importante uma observação contínua dos obstáculos que vão surgindo para o diagnóstico do câncer (como por exemplo falta de insumo para determinado exame), para que estes sejam percebidos e se realize uma ação o quanto antes para a resolução do problema.

Principal

Luciana Francisco Netto

lucianafnetto@gmail.com

Médica Coordenadora

Coautores

Luciana Francisco Netto, Nathalia Beatriz de Almeida, Eduarda de Souza Fernandes Braga, Maria Aparecida Martinelli, Rosa Lages Dias, Beatriz Teixeira da Silva Gomes, Brunna Luiza Misael Alves Seixas

A prática foi aplicada em

Volta Redonda

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Nossa Senhora das Gracas, Volta Redonda - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luciana Francisco Netto

Conta vinculada

25 mar 2025

CADASTRO

25 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

08 mar 2025

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Best School-Friendly Unblocked Games Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!