Olá,

Visitante

Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis Através de Grupos para Perda de Peso em São Gonçalo do Rio Preto-MG

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal que traz prejuízos à saúde. Ocorre quando há o uso prolongado de ingestão alimentar maior do que o gasto energético, ou seja, balanço energético positivo (PINHEIRo et al., 2004). em estudos de populações, o Índice de Massa Corporal (IMC) (definido pelo peso em kg dividido pela altura em metros quadrados) é uma medida útil para avaliar o excesso de gordura corporal. Os indivíduos adultos independentemente do sexo com IMC de 25kg/m² à 29.9kg/m² devem ser classificados com excesso de peso e aqueles igual ou superior a 30kg/m² classificados como obesos (PINHEIRo et al., 2004). Alguns estudos apontam evidências que o período de maior risco para incidência da obesidade é a transição entre a adolescência e a vida adulta, considerando os dois sexos. (CONDE et al., 2011).

o grupo de controle de peso tem como objetivo geral estimular e reeducar os indivíduos a eliminarem peso de forma adequada por meio de uma alimentação balanceada, a fim de manterem um estilo de vida saudável. Os encontros são realizados semanalmente no município, nas segundas-feiras, acontecendo no mercado municipal da cidade. o horário das atividades ocorrem das 13:30 horas até ás 16:00 horas. o primeiro grupo nomeado “controle de peso” deu inicio na data de 07/05/2018 ao dia 27/08/2018. o segundo grupo intitulado “quem elimina ganha” de 10/09/2018 à 17/12/2018 e já está previsto para acontecer o terceiro grupo “emagrecimento saudável”, para dar inicio no dia 21/01/2019 até o dia 29/04/2019. A coordenadora do grupo é a Nutricionista que está presente em todos os encontros e conduz os grupos. as atividades de nutrição são realizadas quinzenalmente, pois são intercaladas com outros profissionais da saúde.

No primeiro grupo o individuo que mais eliminou peso foi uma participante do sexo feminino perdendo 11.200kg. No segundo foi novamente uma mulher, eliminando 7kg. No geral, todos os participantes eliminaram peso e apesar de não atingirem a meta pessoal durante o grupo a maioria saiu da classificação inicial para outra com risco de IMC inferior. Foram avaliados também as circunferências dos participantes, sendo CC (circunferência de cintura), CQ (circunferência de quadril), CAB (circunferência abdominal) e CB (circunferência do braço). Muitas medidas de circunferências corporais dos participantes foram reduzidas, diminuindo assim maiores chances de sofrerem doenças cardiovasculares.Os grupos foram extremamente produtivos, tendo em vista que além da perda de peso dos integrantes, há também melhora nas patologias dos pacientes, como glicose, colesterol, triglicérides, entre outros. Devido às orientações e ensinamentos prestadas nos grupos, os pacientes relataram também melhora nas práticas alimentares vivenciadas no lar, abrangendo ainda mais o objetivo geral e especifico dos grupos.

Principal

Deiviany Santana Santos Lima

deivianyslima@gmail.com

Coautores

Maria Da Conceição Almeida, Paulo Andre Almeida, Benita De Jesus Ramos Rocha, Rayane Rocha Pascoal, Maria Da Conceição Silva

A prática foi aplicada em

São Gonçalo do Rio Preto

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Rua Peixe Vivo, N.º 82 – São Gonçalo Do Rio Preto/Mg

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Ronilda Luciola De Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal