O município de Tangará da Serra deu inicio ao atendimento diferenciado noturno em uma Unidade Básica de Saúde na região Central da cidade com foco no atendimento ao trabalhador em geral que não conseguiam freqüentar uma ESF em horário comercial, durante este trabalho a equipe notou a enorme procura por atendimento relacionado às queixas musculoesqueléticas e problemas diversos relacionados ao abuso de tabaco e transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. Com isso e aproveitando a expertise de duas enfermeiras deu-se inicio a introdução de Praticas Integrativa no manejo destes cuidados, realizando auriculoterapias, ventosateravia e aplicação do Gua sha.
Introduzir as PICS através da auriculoterapia, ventosaterapia e gua sha, em complemento ao tratamento medicamentoso aplicado pelo profissional médico, ofertando gratuitamente na rede pública e em horário adequado para os trabalhadores e população emCom equipe formada por 2 enfermeiras, 1 médico, 3 técnicos em enfermagem, 2 recepcionistas, e 1 auxiliar de serviços gerais começou a atender com agenda diferenciada das 17:00h às 21:00h de segunda a sexta-feira. A localização da Unidade de Saúde possui localização estratégica em área central. Para ter acesso à práticas integrativas, é necessário ter indicação médica, participar do grupo de tabagismo ou a busca dos serviços pelo próprio paciente.
Ainda percebe-se a necessidade de formação para atuação na área, além de estabelecer novas estratégias de institucionalização das PIC na APS envolvem estímulo federal aos municípios, via profissionais competentes, matriciamento, educação permanente e ação governamental para sua inserção na formação profissional.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO