Olá,

Visitante

Intensificação de Vacinação na Zona Rural e Urbana de Tambaú-Sp

Categoria não especificada

O Município de Tambaú fica situado no interior do estado de São Paulo na Microrregião de São João da Boa Vista, com a população estimada de 23.255 pessoas, tendo uma área territorial de 561,788 km² sendo destes 7,62 km² de área urbanizada segundo dados do IBGE (2019). Em relação à rede de atenção básica em saúde o Município apresenta 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS) sendo 6 na área urbana e 1 situada em seu distrito São Pedro dos Morrinhos. Os processos de trabalho dentro das salas de vacinas para as ações de imunização são organizados em conjunto pela equipe de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica. A aplicação e o registro das vacinas são realizados pela Atenção Básica. Já a vigilância de eventos adversos pós vacinação, problemas com a logística dos insumos e organização de campanhas é realizada pela equipe de Vigilância em Saúde do Município. Foi observado que a cobertura vacinal diminuiu durante a pandemia de COVID-19 que atingiu o Brasil e o Mundo cuja cobertura vacinal foi de: 74,79% em 2020, 64,78% em 2021 e 72,56% em 2022 (DATASUS 2023). No ano de 2023 a Coordenadoria Municipal de Saúde de Tambaú junto com a Vigilância em Saúde do Município implementou ações de intensificação de vacinação na zona rural e urbana com o objetivo de aumentar a taxa de vacinação no município. Isso nos faz pensar que além das estratégias e ações que já foram implementadas no início deste ano e as estratégias que já foram concretizadas como boas nos anos anteriores, é necessário algo mais, serão necessárias ações conjuntas entre União, Estados e Municípios.

Durante o levantamento de dados para a realização deste trabalho foi observado que mesmo com todos os recursos disponíveis, a cobertura vacinal diminuiu durante a pandemia de COVID-19 que atingiu o Brasil e o Mundo, cuja cobertura vacinal foi de: 74,79% em 2020, 64,78% em 2021 e 72,56% em 2022 (DATASUS 2023). Em um olhar geral não se pode descartar que o aumento das Fake News tivera contribuição para o afastamento e preconceito da população em relação à vacinação, tanto em crianças quanto em adultos e idosos.

No ano de 2023 a Coordenadoria Municipal de Saúde de Tambaú junto com a Vigilância em Saúde do Município implementou ações de intensificação de vacinação na zona rural e urbana com o objetivo de aumentar a taxa de vacinação no município, como: Abertura das salas de vacina, durante um sábado por mês, facilitando o acesso da população que não tem possibilidade de ir até a sala de vacina durante a semana, junto a isso, mensalmente são disponibilizadas 2 equipes volantes de vacinação, que são destinadas à zona rural do município. O município também utiliza das redes sociais para divulgação das ações de vacinação. Diante dos fatos, o Município percebeu que a disponibilização e facilitação do acesso aos munícipes através da extensão de horário das salas de vacinas, levar os imunobiológicos até os domicílios de sua população rural e a divulgação das ações em redes sociais tem sido uma das formas de aumentar a cobertura vacinal . Porém,seria necessário também o apoio da União e do Estado com campanhas mais incisivas de vacinação, com publicidade, propaganda e utilização dos meios de comunicação para o combate às Fake News e para diminuir a recusa das vacinas pela população.

Perante os dados levantados, observamos que mesmo com toda logística, todo o equipamento tecnológico e meios de comunicação, está ocorrendo em nosso município uma baixa procura pela população em relação à vacinação. Isso nos faz pensar que além das estratégias e ações que já foram implementadas no início deste ano e as estratégias que já foram concretizadas como boas nos anos anteriores, é necessário algo mais, serão necessárias ações conjuntas entre União, Estados e Municípios para o fortalecimento dos meios de comunicação em relação às campanhas de vacinação e vacinas de rotina, sendo propostos incentivos para que a população se vacine, e para que mensagens sobre a importância da vacinação se propaguem á todos brasileiros.

Principal

Ulisses Gomes Ribeiro

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba