INFORMATIZAÇÃO NA GESTÃO DE MANDADOS JUDICIAIS NO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO EM BOM JESUS DE ITABAPOANA

A informatização na gestão dos mandados judiciais para o fornecimento de medicamentos em Bom Jesus do Itabapoana, município localizado no norte do estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 35.173 habitantes, transformou o que antes era realizado de forma manual, controlado por planilhas em Excel, sem rastreabilidade e de difícil apuração de dados, em um procedimento rápido, eficiente, e informatizado. Com a utilização do Sistema Mandados Judiciais, foi estabelecida a comunicação direta entre o Jurídico e a Farmácia, dando segurança na transferência de informações e eficácia no cumprimento dos prazos para o fornecimento de medicamentos, disponibilizando ao gestor informações precisas a respeito da judicialização e possibilitando nortear políticas públicas e planejamentos com base nos atendimentos das demandas para o fornecimento de medicamentos. O sistema começou a ser utilizado em 22/03/2023, atendendo a mais de 1219 mandados judiciais, sendo 90,88% deles para fornecimento de medicamentos.

Implementar o sistema Mandados Judiciais na gestão das demandas envolvendo o fornecimentos de medicamentos contribuiu para agilidade e maior segurança tanto no cumprimento das decisões judiciais quanto na dispensação de medicamentos. Com a utilização do mesmo sistema pelo núcleo jurídico, que recebe a demanda, e da assistência farmacêutica, que atende a demanda, agregou ao processo rastreabilidade, comunicação eficaz, compartilhamento de informações, o que resultou na eficiência do atendimento dos pacientes e no cumprimento dos prazos.

Com o uso do sistema Mandados Judiciais, desenvolvido pela empresa Eco Sistemas, toda a informação de ponta a ponta passou a ser centralizada no sistema, onde são cadastradas as partes envolvidas, e o conteúdo do mandado judicial. O sistema automaticamente encaminha a solicitação ao setor competente para o atendimento com a dispensação do medicamento, na forma e quantidade prescrita. O sistema ainda envia notificação de alerta à Farmácia sobre o prazo para atendimento da solicitação. Com o atendimento da solicitação a Farmácia anexa no sistema o comprovante de atendimento da demanda. Com isso, o núcleo jurídico obtém os dados necessários para peticionar ao Juiz informando o cumprimento da obrigação imposta. Tudo isso com total rastreabilidade e segurança na informação. O sistema Mandados Judiciais possui funcionalidades de emissão de relatórios com diversas opções de filtro de busca, seja por medicamento, por paciente, por período o por objeto do mandado que podem ser salvos em PDF, Excel ou Word.
O sistema possui, em aproximadamente dois anos de sua implantação, possui o cadastro das partes envolvidas e das informações do conteúdo de cada mandado, com o registro sobre seu cumprimento. O sistema armazena em anexos os prontuários, receitas, petições e comprovantes de entrega do medicamento. A centralização destas informações em um só sistema possibilitou a redução dos erros no processamento dos mandados judiciais, o acompanhamento em tempo real das solicitações, adicionando transparência e a rastreabilidade no processo. A emissão dos relatórios amplia a análise dos medicamentos dispensados, disponibilizando ao gestor os dados sobre índice de judicialização e dos medicamentos que o cidadão mais recorre ao judiciário para a obtenção, podendo utilizar estas informações para adoção de políticas públicas mais eficientes e melhor gestão dos recursos públicos.

A digitalização na gestão de mandados judiciais no município contribuiu para a eficiência do processo, reduzindo a circulação de documentos físicos, possibilitando a comunicação eficaz entre os setores jurídico e farmacêutico, e o rastreamento de todas as etapas do cumprimento do mandado judicial. O sistema de Mandados Judiciais é uma ferramenta de fácil utilização, seu preenchimento é bastante intuitivo, possibilitando a comunicação eficaz da equipe multidisciplinar no cumprimento do mandado judicial em saúde. As funções de envio de notificações de alerta de vencimento de prazo contribuem para o atendimento das solicitações dentro do prazo estipulado, o que evita que o município sofra sanções financeiras. A utilização do sistema Mandados Judiciais possibilitou ao gestor uma visão norteadora com base nos dados cadastrados.

autor Principal

Marcia Alessandra da Silva Azevedo

marcinhazevedu@hotmail.com

Secretária de Saúde

Coautores

MARCIA ALESSANDRA DA SILVA AZEVEDO, Flavia de Castro Nonato, Bruno Leandro da Silva Ribeiro

A prática foi aplicada em

Bom Jesus do Itabapoana

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Philomena Cyrilo, 50 - Centro CEP: 28.360-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

MARCIA ALESSANDRA DA SILVA AZEVEDO

Conta vinculada

28 mar 2025

CADASTRO

28 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io