- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Objetivando o fortalecimento da capacidade gestora desses serviços, a gestão municipal decidiu descentralizar a marcação de exames e consultas especializadas, passando a realizar esse tipo de atendimento prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde. Para que isso fosse possível, foi necessária a informatização das unidades, bem como a colaboração de diversos setores, profissionais e trabalhadores da saúde, tais como coordenação de regulação, controle e avaliação, diretores de unidades básicas de saúde e funcionários do setor de arquivo das UBSs.
O município de Craíbas tem como modelo assistencial da atenção aásica a Estratégia Saúde da Família (ESF) e, para tanto, conta com 10 equipes da ESF para atender uma população de 22.641 habitantes. Dessa forma, possui uma demanda consideravelmente grande de solicitação de exames e consultas especializadas para o porte da Secretaria Municipal de Saúde.
Este trabalho trouxe para o município de Craíbas perspectivas de qualificação dos serviços de saúde, ou seja, instigou a busca por melhorias, mesmo com problemas crônicos de acúmulo de filas de usuários, reorganizou a regulação de serviços de média complexidade, deu autonomia para as unidades de saúde e mostrou que quando se tem objetivos traçados, empenho para concretizá-los e equipe disposta a trabalhar, os resultados positivos superam as dificuldades.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO