Olá,

Visitante

Imunização/ Municipal para Acesso de Todos

Categoria não especificada

Realizamos nosso trabalho através do cartão espelho fazendo a busca ativa dos faltosos. Nossa primeira tentativa é por contato telefônico ,informamos os pais sobre o atraso e aguardamos alguns dias se não houver a procura ai realizamos a busca ativa. Vamos com a equipe até a casa dos pacientes e levamos todas as vacinas que se encontram em atraso.

Por ser um município turístico e possuir uma população muito diversificada, encontramos uma certa resistência em completar a caderneta de acordo com o calendário, devido a isso utilizamos das visitas do agentes de saúde para orientar sobre a importância da vacinação, enviamos bilhetes através das escolas e creches e utilizamos das mídias sociais para publicar conteúdos sobre a vacinação, mas quando mesmo assim encontramos resistência realizamos a busca ativa na própria residência. Possuímos uma extensa área rural e algumas delas são de difícil acesso o que faz com que muitas pessoas não consigam ter acesso a sala de vacina devido a situação mais vulnerável , nessas áreas realizamos a vacinação casa a casa, o que possibilita o acesso a vacina para todos os moradores dessas regiões.

O acomapnhamento da situação vacinal através do cartão espelho, o contato telefonico, a realização de busca ativa e ajuda dos agentes de saúde verificando as cadernetas, a verificação das cadernetas em creches e escolas são ações que tem ajudado para melhorar as coberturas vacinais em nosso município. A utilização do momento das salas de espera para orientar sobre os riscos de cada doença que pode ser evitada através da realização das vacinas, a união entre a equipe de imunização e as equipes APS para a realização de oferta de vacina durante as campanhas, são ações que podem ser implantadas com o intuito de fortalecer a imunização do município.

As ações que desenvolvemos em nosso município tem se mostrado eficientes, visto que conseguimos levar acesso a população, cumprir com o calendário vacinal e alcançar as metas estabelecidas. Cada ação pensada e elaborada com o intuito de melhorar as coberturas vacinais são um ganho para toda a população independente da cidade, estado ou país . Hoje em dia a vacina é um ganho muito grande que temos para a nossa saúde, quantas doenças acometiam todo o mundo, deixavam pessoas debilitadas quando não levavam o individuo a morte. Passamos por uma pandemia, que levou consigo muitas pessoas queridas e que temos a plena certeza de que se não fosse a vacina poderia ter levado muito mais. A vacinação é uma oportunidade que temos de ter mais saúde, de viver com mais segurança e de proporcionar isso para todos independente de idade, condição social, raça, cor e religião. Devemos pensar em ações que cada vez mais possibilitem o acesso e demonstrem efetividade, temos que ter a vacina como um instrumento norteador de igualdade e inclusão.

Principal

DAGMAR SOUZA ROCHA

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba