Olá,

Visitante

Imuniza Parisi

Categoria não especificada

O programa Nacional de Imunização esta dentro da perspectiva da vigilância em saúde, como um conjunto de ações de promoção e de prevenção em saúde, atendendo assim os princípios do SUS, de forma universal com o objetivo de imunização, e da erradicação de doenças transmissíveis e de grande impacto para a saúde pública. O Ministério da Saúde, por intermédio do PNI, vem investindo na aquisição de produtos imunubiológicos de moderna tecnologia e alto custo, com intuito de beneficiar a população Brasileira, disponibilizados na rede pública e gratuita através do SUS com base nos princípios de universalidade, equidade e integralidade, contribuindo, enfim , para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. O Sistema Único de Saúde oferece mais de 20 imunizantes para diversas doenças, com o sistema de rede de frio que é descentralizado e que garante o transporte e armazenamento adequado para estados e municípios, sendo referência municipal.

Segundo o painel do ImunizaSUS, em 2021, a média de cobertura vacinal do municípío para todos os imunobiológicos ficou acima de 78%, com alguns imunobiológicos acima de 100%, demonstrando que as ações próximas e o vínculo com a equipe de ESF ampliam o acesso ao serviço. O que observamos em nosso município para ampliar e manter as vacinais feitas casa a casa com busca ativa dividido por micro áreas , cada agente acompanhado da vacinadora e cobrindo sua micro área. Outro ponto importante é responsabilidade da vacinadora em relação as vacinas atrasadas, é realizado busca ativa dos atrasados e dos agendados. Nas escolas é feito a convocação as acrianças que, entregam aos pais que autorizam a vacinação.

Trabalhamos com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos, como vírus e bactérias e evitam o adoecimento. Busca ativa: 1-Vacinação casa a casa 2-Escolas 3-Horário estendido 4-Campanhas 5-Divulgações em redes sociais 6-Monitoramento dos faltosos

Potencias: Importância e a eficácia das imunizações. Fragilidades: vivenciamos um período crítico na pandemia do COVID-19 , que paralisou o mundo no que diz respeito a prevenção os usuários, foram orientados a ficarem em casa, devido ao alto risco de contaminação, com isso prejudicando o cumprimento do calendário vacinal, porém o vínculo com a ESF e as ações do munícipio foram realizadas de forma oportuna para a retomada das ações de imunização. O painel do Conasems, ImunizaSUS, trás grande oportunidade aos municípios, de apresentarem suas experiências e pela troca de conhecimento, informação e aprendizado, bem como de planejamento estratégico de ações.

Principal

Marli Donizete da Silva e Aline Fiori (Cosems)

Coautores

Clelia Queiroz Ramos Veidiana Rodrigues Canaza , Agentes Comunitário de Saúde, Neusa Aparecida da Silva Zarpelão

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro