Olá,

Visitante

Imuniza Parisi

O programa Nacional de Imunização esta dentro da perspectiva da vigilância em saúde, como um conjunto de ações de promoção e de prevenção em saúde, atendendo assim os princípios do SUS, de forma universal com o objetivo de imunização, e da erradicação de doenças transmissíveis e de grande impacto para a saúde pública. O Ministério da Saúde, por intermédio do PNI, vem investindo na aquisição de produtos imunubiológicos de moderna tecnologia e alto custo, com intuito de beneficiar a população Brasileira, disponibilizados na rede pública e gratuita através do SUS com base nos princípios de universalidade, equidade e integralidade, contribuindo, enfim , para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. O Sistema Único de Saúde oferece mais de 20 imunizantes para diversas doenças, com o sistema de rede de frio que é descentralizado e que garante o transporte e armazenamento adequado para estados e municípios, sendo referência municipal.

Segundo o painel do ImunizaSUS, em 2021, a média de cobertura vacinal do municípío para todos os imunobiológicos ficou acima de 78%, com alguns imunobiológicos acima de 100%, demonstrando que as ações próximas e o vínculo com a equipe de ESF ampliam o acesso ao serviço. O que observamos em nosso município para ampliar e manter as vacinais feitas casa a casa com busca ativa dividido por micro áreas , cada agente acompanhado da vacinadora e cobrindo sua micro área. Outro ponto importante é responsabilidade da vacinadora em relação as vacinas atrasadas, é realizado busca ativa dos atrasados e dos agendados. Nas escolas é feito a convocação as acrianças que, entregam aos pais que autorizam a vacinação.

Trabalhamos com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos, como vírus e bactérias e evitam o adoecimento. Busca ativa: 1-Vacinação casa a casa 2-Escolas 3-Horário estendido 4-Campanhas 5-Divulgações em redes sociais 6-Monitoramento dos faltosos

Potencias: Importância e a eficácia das imunizações. Fragilidades: vivenciamos um período crítico na pandemia do COVID-19 , que paralisou o mundo no que diz respeito a prevenção os usuários, foram orientados a ficarem em casa, devido ao alto risco de contaminação, com isso prejudicando o cumprimento do calendário vacinal, porém o vínculo com a ESF e as ações do munícipio foram realizadas de forma oportuna para a retomada das ações de imunização. O painel do Conasems, ImunizaSUS, trás grande oportunidade aos municípios, de apresentarem suas experiências e pela troca de conhecimento, informação e aprendizado, bem como de planejamento estratégico de ações.

Principal

Marli Donizete da Silva e Aline Fiori (Cosems)

Coautores

Clelia Queiroz Ramos Veidiana Rodrigues Canaza , Agentes Comunitário de Saúde, Neusa Aparecida da Silva Zarpelão

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo