Objetivos: qualificar o acesso e articular o serviço através do processo de triagem nas unidades básicas de saúde (UBS), consoante com a Portaria 793/2012.

O atual perfil epidemiológico sobressalta as doenças crônicas e crônicas agudizadas resultado do envelhecimento populacional. Regular o acesso à assistência pauta-se na organização, no controle e na priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS. Implica a utilização de protocolos, classificação de risco e demais critérios. Assim, estabeleceu-se novas práticas para acesso aos ambulatórios de fisioterapia, através de um fluxo a partir das UBS.

Sistema Nacional de Regulação como ferramenta de gestão aumenta a transparência e credibilidade. A triagem qualifica e articula os níveis de atenção, e estabelece a atenção primária como acesso e primeiro contato. Oferece um diagnóstico situacional. Para os usuários um acesso com acolhimento, próximo a suas residências e orientações de grande valia pelo profissional. Há a necessidade de melhorar a gestão a nível ambulatorial e as subnotificações dos Classificação Internacional de Doenças. A experiência apresenta-se aberta, devendo ser monitorada, avaliada e aprimorada.

Principal

Alessandra Silva Ferreira, Amanda Sarkis Moor Santos Xavier, Wiliam César Alves Machado, Luciana Krauss Rezende, Juarez de Souza Pereira

juarezpereira.fisio@gmail.com

Coautores

Alessandra Silva Ferreira, Amanda Sarkis Moor Santos Xavier, Wiliam César Alves Machado, Luciana Krauss Rezende, Juarez de Souza Pereira

A prática foi aplicada em

Três Rios

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Três Rios (RJ)

Rua Gavinio Viana, 44 - Três Rios, RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Juarez de Souza Pereira

Conta vinculada

04 jan 2022

CADASTRO

29 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas