Olá,

Visitante

Implementação do núcleo de segurança do paciente em um hospital de médio porte no interior do Rio de Janeiro

Os núcleos de segurança do paciente implantados em diversas instituições nacionais, tem por finalidade promover a implementação de políticas e rotinas voltadas para a cultura de segurança do paciente assim como apoiar a formação continuada do profissional em prol de uma assistência segura.
Frente a esta realidade, esta prática tem por finalidade abordar todo o processo de implementação deste núcleo no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, um hospital de médio porte localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, que atualmente conta com 82 leitos, sendo o responsável pelo acolhimento e cuidado emergencial da população que habitante neste território.
A apresentação tem como foco abordar as dificuldades e o processo que foi realizado para que atualmente o núcleo atue com efetividade.

A ausência do núcleo de segurança do paciente no ambiente de saúde impossibilitava a avaliação da assistência prestada aos pacientes internados e acolhidos no local, tornando-se primordial que a sua implementação fosse realizado o mais breve possível.

O cadastro do Núcleo de Segurança foi realizado entre maio de 2022 e setembro de 2023, após a partir do trabalho conjunto das direções técnicas, administrativas, gerência de enfermagem e Secretaria Municipal de Saúde.
Foi iniciado a elaboração dos registros necessários ao melhor funcionamento deste, tais como: regimento interno, planos operacionais padrão e o próprio plano institucional de segurança do paciente. Mesmo com os processos ainda em andamento, já foi possível avaliar algumas melhorias, principalmente no que tange ao conhecimento da equipe quanto a sua cultura de segurança para qual o núcleo visa estabelecer.

Para uma melhor efetividade da implementação do núcleo de segurança, é necessário que seja selecionado um profissional que tenha entenda a política de segurança do paciente, esteja atualizado quanto as diretrizes e atualizações e saiba repassar aos colaboradores de maneira clara e objetiva o protocolos propostos pelo serviço de saúde.

Principal

BRUNA CRISTINA MARTINS RIBEIRO

brunaribeirocordenf@gmail.com

Gerente de Enfermagem

Coautores

BRUNA CRISTINA MARTINS RIBEIRO

A prática foi aplicada em

Quissamã

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Amilcar Pereira da Silva - 138 - Piteiras - Quissamã - Rio de Janeiro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

BRUNA CRISTINA MARTINS RIBEIRO

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 abr 2024

e atualizada em

01 abr 2024

Início da Execução

05/05/2022

Fim da Execução

28/09/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Odontologia no Hospital Geral de Linhares (Hgl): uma Estratégia para a Integralidade na Saúde Bucal
Espírito Santo
Práticas
Prevenção ao Câncer de Boca no Município da Região Sudeste do Brasil: a Importância do Apoio de Um Programa e das Campanhas de Saúde Bucal
Paraíba
Práticas
Relato de Experiência: Implementação do Atendimento Remoto na Clínica de Fisioterapia da Universidade Católica de Petropolis, para o Enfretamento do Isolamento Social, Devido a Pandemia da Covid-19
Rio de Janeiro
Práticas
Naidi – Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Ambulatório de Atendimento Pós Covid: uma Estratégia de Redução de Danos À Saúde Pós Infecção.
Rio de Janeiro
Práticas
Covid-19: Um olhar Diferenciado Aos Usuários com Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia no Município de Quissamã/Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Importância do Processo de Trabalho para o Acesso do Cidadão Aosserviços Especializados
Espírito Santo
Práticas
Perfil e Prognóstico dos Pacientes Atendidos na Fisioterapia: Implantação do Método Pilates no SUS
Santa Catarina
Práticas
Fonoaudiologia orienta: Alimentando o Meu Bebê, o Que Preciso Saber?
Espírito Santo
5 / 512345