Olá,

Visitante

Implementação do núcleo de segurança do paciente em um hospital de médio porte no interior do Rio de Janeiro

Os núcleos de segurança do paciente implantados em diversas instituições nacionais, tem por finalidade promover a implementação de políticas e rotinas voltadas para a cultura de segurança do paciente assim como apoiar a formação continuada do profissional em prol de uma assistência segura.
Frente a esta realidade, esta prática tem por finalidade abordar todo o processo de implementação deste núcleo no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, um hospital de médio porte localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, que atualmente conta com 82 leitos, sendo o responsável pelo acolhimento e cuidado emergencial da população que habitante neste território.
A apresentação tem como foco abordar as dificuldades e o processo que foi realizado para que atualmente o núcleo atue com efetividade.

A ausência do núcleo de segurança do paciente no ambiente de saúde impossibilitava a avaliação da assistência prestada aos pacientes internados e acolhidos no local, tornando-se primordial que a sua implementação fosse realizado o mais breve possível.

O cadastro do Núcleo de Segurança foi realizado entre maio de 2022 e setembro de 2023, após a partir do trabalho conjunto das direções técnicas, administrativas, gerência de enfermagem e Secretaria Municipal de Saúde.
Foi iniciado a elaboração dos registros necessários ao melhor funcionamento deste, tais como: regimento interno, planos operacionais padrão e o próprio plano institucional de segurança do paciente. Mesmo com os processos ainda em andamento, já foi possível avaliar algumas melhorias, principalmente no que tange ao conhecimento da equipe quanto a sua cultura de segurança para qual o núcleo visa estabelecer.

Para uma melhor efetividade da implementação do núcleo de segurança, é necessário que seja selecionado um profissional que tenha entenda a política de segurança do paciente, esteja atualizado quanto as diretrizes e atualizações e saiba repassar aos colaboradores de maneira clara e objetiva o protocolos propostos pelo serviço de saúde.

Principal

BRUNA CRISTINA MARTINS RIBEIRO

brunaribeirocordenf@gmail.com

Gerente de Enfermagem

Coautores

BRUNA CRISTINA MARTINS RIBEIRO

A prática foi aplicada em

Quissamã

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Amilcar Pereira da Silva - 138 - Piteiras - Quissamã - Rio de Janeiro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

BRUNA CRISTINA MARTINS RIBEIRO

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 abr 2024

e atualizada em

01 abr 2024

Início da Execução

05/05/2022

Fim da Execução

28/09/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Educação em Saúde da Criança e Análise Epidemiológica do Perfil da Demanda Ambulatorial Atendida no Hospital Infantil Cosme e Damião (Hicd) em Porto Velho, Rondônia, Brasil.
Rondônia
Práticas
Estratégias para Redução do Índice de Quedas de Pacientes em uma Unidade de Internação Clínica da Rede Hospitalar Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Serviço Especializado em Saúde Bucal em Um Município de Pequeno Porte – Apiacá/Es: Ferramentas, Desafios e Iniciativas Próprias.
Espírito Santo
Práticas
Implantação do Ambulatorio de Ulceras Vasculares e Arteriais no Municipio de Canela Rs
Rio Grande do Sul
Práticas
Tratamento odontológico Sob Anestesia Geral para Pacientes com Deficiência no Município de Piraí: uma Trajetória pela Busca da Integralidade da Atenção.
Rio de Janeiro
Práticas
Reorganização do Polo de oncologia de Cabo Frio
Rio de Janeiro
Práticas
Redução do absenteísmo às consultas das ações da odontologia no Programa Saúde na Escola em São Joaquim de Bicas
Minas Gerais
Práticas
Organização da assistência ao paciente com insuficiência respiratória e síndrome da apneia obstrutiva do sono em Itabirito (MG)
Minas Gerais
Práticas
Melhor em casa Contagem – serviço de atenção domiciliar pediátrica – experiência exitosa de redução de custos hospitalares com atendimento materno infantil domiciliar
Minas Gerais
Práticas
Tratamento sob anestesia geral de pacientes com necessidades especiais dos centros de especialidades odontológicas: relato de experiência de regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Minas Gerais
3 / 512345