- Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
Josy Pinho
- 20 mar 2024
A população alvo indicada para requerer o serviço de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP) são os portadores de enfermidades respiratórias que residem no município de Nova Friburgo (RJ) e que, mediante avaliação médica do SUS (pneumologista), são indicados para o tratamento de oxigenoterapia no domicílio. Esse tratamento é voltado aos portadores de diversas enfermidades respiratórias, tais como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC:), enfisema pulmonar, bronquite crônica, fibrose pulmonar, doenças congênitas que provocam hipoxemia, deformidades torácicas graves, bronquiectasias, neoplasias pulmonares, fibrose cística, sequelas de tuberculose e doenças de circulação cardiopulmonar e síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. Devido a esses indicadores e a constante requisição do serviço por medida judicial, a partir da implantação do Programa Melhor em Casa, podemos criar uma rede de atendimento que engloba a baixa, a média e a alta complexidade, conseguindo assim, de forma adequada, que os pacientes utilizem o serviço.
Apesar de a terapia com oxigênio domiciliar existir há mais de meio século, só a partir dos anos 80 é que surgiram evidências de que a Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP) aumentava a expectativa de sobrevida e melhorava a qualidade de vida de pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), com hipoxemia crônica. A partir dessas evidências, milhares de pacientes portadores de DPOC, em todo o mundo, passaram a utilizar essa forma de terapia. Considerando-se estatísticas europeias que mostraram uma prevalência de cerca de quarenta pacientes/cem mil habitantes como usuários de ODP, poder-se-ia supor que no Brasil haveria cerca setenta e cinco mil pacientes nessa terapia. Sabemos, entretanto, que esta é a nossa realidade. Podemos inferir, portanto, que uma grande quantidade de brasileiros apresenta graves complicações associadas à insuficiência respiratória crônica hipoxêmica inadequadamente tratada, resultando em consultas extras e frequentes internações hospitalares, com custos de tratamento mais elevados.
Após um ano de implantação do serviço, o município de Nova Friburgo conseguiu reduzir a quase zero as ações judiciais referentes ao serviço de oxigenoterapia domiciliar prolongada.
Economicidade por meio de licitação de serviço com ata de registro de preço, onde o município realmente paga pelo que está sendo utilizado. Além de promover ampla concorrência e avaliação dos produtos pela equipe técnica que garante o melhor produto ao usuário.
Av. Alberto Braune, 224 - Centro, Nova Friburgo - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO