Olá,

Visitante

Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na Comunidade Vale da Cachoeira – Palmas (TO)

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade conta com o módulo de Estágio na Comunidade (EC) que estimula desenvolvimento de competências e habilidades que contemplem a auto-gestão e protagonismo dos residentes favorecendo o fortalecimento da rede de serviço e vínculo SUS comunidade. Neste sentido optou-se por trabalhar com a categoria de comunidades tradicionais e vulneráveis, visto que este era o cenário expresso no território de abrangência. A comunidade Vale da Cachoeira está localizada no território de saúde Apinajé 2 em Palmas-TO. Por estar situada na zona rural os mesmos possuem difícil acesso aos serviços e ações em saúde. Desse modo a implantação do grupo de EC fez-se necessário por sua relevância para promoção da qualidade de vida e redução de vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos determinantes e condicionantes dessa população, além disso, fortalece ações com o foco na autonomia e construção de processos sociais dessa comunidade.

Ofertar ações de educação em saúde, promoção e prevenção de doenças e agravos a saúde da comunidade, proporcionando melhora da qualidade de vida e maior integração dessa população com o Centro de Saúde da Comunidade (CSC) de referência no município Trata-se de um relato de experiência vivenciado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade no módulo de EC, no período de março de 2018 até o presente momento. Para dar início as intervenções de educação em saúde na comunidade Vale da Cachoeira, foi realizado no primeiro momento pelos residentes, uma visita in loco afim de desenvolver um diagnóstico situacional da comunidade e para em conjunto com a mesma definir e alinhar as atividades que seriam desenvolvidas durante os encontros, após esse momento, foram acordados encontros quinzenais para realizações de atividades com os temas sugeridos. As ações compreenderam oficinas, atividades lúdicas, dinâmicas e rodas de conversas.

As ações desenvolvidas durante o EC Vale da Cachoeira fomentaram troca de conhecimento junto aos residentes executantes das ações e população alvo. Fidelizando e garantindo um espaço regular para realização de educação em saúde na zona rural, visando a promoção de saúde, prevenção de doenças e ampliação da autonomia e co-responsabilidade dos sujeitos inseridos na comunidade. Além de contribuir com o protagonismo dos residentes em campo e para o fortalecimento do vínculo entre CSC e comunidade.

Principal

Thais Gaspar Dos Reis

abitacare@gmail.com

A prática foi aplicada em

Palmas

Tocantins

Norte

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 set 2016

e atualizada em

28 ago 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba