O usuário do território que busca por atenção em saúde bucal é acolhido por um cirurgião dentista que realiza avaliação, escuta inicial, atendimento e encaminhamentos quando necessário. Além da demanda espontânea, a consulta de acolhimento pode ser programada por meio de teleatendimento, busca ativa do profissional, demandas advindas de reuniões de equipe e agentes comunitários de saúde e agendamento on line de consultas. O objetivo é ampliar o acesso dos usuários nas demandas de saúde bucal a partir do acolhimento e da identificação de necessidades, por meio da reorganização do processo de trabalho das equipes de saúde bucal, possibilitando atendimento de qualidade em tempo oportuno e com maior resolutividade dos problemas identificados.
Necessidade de potencializar o acesso em atenção à Saúde Bucal, diante de um quadro de restrições sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19, que induziu a busca de mudanças na dinâmica da assistência em saúde bucal, alternando-se o tipo de ambiente, instrumental e material empregado nos atendimentos, para adequar a agenda clínica para além dos procedimentos clínicos e cirúrgicos, a fim de desenvolver e potencializar as ações em saúde bucal
O acolhimento odontológico qualificado permite integrar ações de prevenção e promoção de saúde com intervenção e diagnóstico precoce de problemas bucais, oportunizando acesso ao tratamento, com identificação e resolução da queixa principal do paciente, com potencial para ser replicável à todas as unidades de atenção primária à saúde. Mostra-se como um modelo de atendimento inovador e eficiente, norteado pelas diretrizes das políticas públicas, com potencial para ampliar o acesso, além de possibilitar o aumento da resolutividade, com impacto positivo na assistência à saúde bucal da população.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO