Olá,

Visitante

Promoção À Saúde na Atenção Básica: Educação Continuada para Melhoraria da Qualidade de Vida

No primeiro momento foi realizado um planejamento voltado para as principais doenças prevalentes na população local a fim de abordar temas coerentes com a realidade da comunidade e instruir sobre as diversas formas de prevenção que pudessem minimizar os danos durante todo o processo-saúde doença. No segundo momento, foram realizadas reuniões bem como análise de ferramentas e recursos que pudessem ser implementadas na prática visando melhor interação com o público alvo bem como a transmissão do tema base abordado. Durante a educação continuada foram modificadas e/ou incluídas de acordo com a necessidade apresentada pela população adscrita. As atividades desenvolvidas tiveram duração de 01 (um) ano, as quais foram realizadas dentro das unidades básicas de saúde do município de Queimadas-PB, com diversas formas de abordagem, tais como: palestras, rodas de conversas, cartilhas/folders de instruções, práticas corporais, oficinas de saúde e exemplos práticos.

Com a construção e implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde – PNPS (instituída pela Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006) observa-se mudanças nos “modos de organização, planejamento, realização, análise e avaliação do trabalho na área da saúde”. Ao construir ações de promoção da saúde, o objetivo deve estar centrado em promover a qualidade de vida, incluindo condições de trabalho, moradia, lazer, cultura, educação

Diante disso, observamos a necessidade de otimizar o modelo existente e hegemônico do setor saúde, pois a reorientação dos serviços requer mudanças de atitudes e, também, na sua organização. Para a operacionalização da PNPS, é necessária a consolidação de práticas voltadas para indivíduos e coletividades, em uma perspectiva integrada e multidisciplinar, considerando as necessidades em saúde da população. Desta forma, as palestras de educação em saúde na atenção primária vem a contribuir para a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.

Principal

Rui Araújo Junior

ruiaraujojunior@gmail.com

A prática foi aplicada em

Paraíba

Nordeste

Instituição

Queimadas

Uma organização do tipo

N

Foi cadastrada por

Rui Araújo Junior

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

06 mar 2018

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba