Implantação da notificação do câncer relacionado ao trabalho no município de Londrina, Paraná

O processo de implantação teve início em 1º de abril de 2013 em Hospital classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), por atender aproximadamente 90,0% dos casos de cânceres do município de Londrina e região metropolitana. Realiza-se busca ativa dos pacientes, faz-se a anamnese para consubstanciar o histórico ocupacional e posteriormente as análises individuais dos processos de trabalho visando estabelecer o nexo epidemiológico entre o agravo e as exposições ocupacionais. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a ficha de registro do histórico ocupacional constante das Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho (DVCRT), a ficha do Sinan e demais materiais necessários para fundamentação teórica do nexo epidemiológico. O referencial teórico que subsidia a relação de nexo com a ocupação são as DVCRT Inca/MS, além de ampla literatura pertinente ao tema que se fizeram necessárias para consubstanciar a análise. O nexo epidemiológico foi concedido quando foi possível estabelecer relação a partir dos critérios de temporalidade, plausibilidade biológica e coerência bibliográfica entre a atividade ocupacional e o tipo de câncer diagnosticado. Para os casos em que foi possível estabelecer relação entre o câncer e o trabalho, foi realizada a digitação através da ficha do SINAN em banco de dados nacional. Técnicos do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) / Vigilância Epidemiológica/ Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2011, técnicos do Inca realizaram uma Oficina de Sensibilização sobre a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho no munícipio, que motivou alguns técnicos do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) a implantar a notificação do câncer relacionado ao trabalho no Sistema Nacional de Notificação (Sinan).

O município de Londrina foi pioneiro na sensibilização promovida pelo Inca, ainda em 2011 e, tem se tornado referência para técnicos ligados a saúde do trabalhador de outras localidades para fomentar a implantação das notificações no país. O método desenvolvido no município de Londrina para a implantação da notificação do câncer relacionado ao trabalho foi particularmente adequado tendo em conta sua adaptação ao contexto epidemiológico, o que facilitou a adesão ao tema e ajudou a desenvolver soluções para implantar essa prática. Porém, introduzir novas atividades na rotina do profissional de saúde é uma dificuldade evidente.

Principal

Renata Cristina Silva Baldo

renatabaldo@sercomtel.com.br

Coautores

Renata Cristina Silva Baldo

A prática foi aplicada em

Londrina

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituto Nacional de Câncer

Londrina, PR, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renata Cristina Silva Baldo

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

03 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas