- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A construção de um Sistema Único de Saúde com qualidade e resolutividade que atenda às necessidades dos indivíduos e populações passa pela qualificação da gestão, da atenção, do controle social e da educação popular em saúde. A educação em saúde compreende ações que partem dos princípios e diretrizes do SUS e que se materializam na formação e pesquisa no âmbito da saúde. Dessa forma, é preciso planejar, desenvolver e executar ações de educação em saúde que levem em conta as necessidades locorregionais, partindo da integração necessária para a construção de uma política de saúde efetiva. Tal integração deve ser produzida a partir de um trabalho em conjunto com os demais departamentos da Secretaria de Saúde e na intersetorialidade com outras secretarias de governo. Nesse sentido, a Escola de Saúde Pública Municipal (ESPM) visa reafirmar esse compromisso ético com o SUS e com seus trabalhadores.
Promover e desenvolver a educação e a produção de conhecimento no campo da saúde por meio do ensino, da pesquisa e das atividades de extensão educativa, da difusão de informação científica, documental, de educação popular e da articulação. A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, tendo em vista a necessidade de organizar os processos de capacitação e formação do seu quadro de recursos humanos, mediante a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, como uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a necessidade de avançar nos processos educacionais, implantou a Escola de Saúde Pública Municipal (ESPM) em 20 de abril de 2018 através do Decreto nº 14.183.
Como resultado da implantação da ESPM, em 2018 foram realizadas 221 ações educativas, totalizando 7.064 servidores capacitados no âmbito da secretaria de saúde, 144 realizaram formações fora do município, 25 servidores fizeram especialização lato sensu, 1 mestrado e 3 doutorado. Desde a criação da ESPM para o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cascavel vem desenvolvendo e construindo o processo de formação desses profissionais, fica evidente a necessidade de se continuar investindo no processo de construção de novas relações ensino-serviço-comunidade, sensibilizando gestores, universidades e lideranças comunitárias no sentido de qualifica-las.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO