Impacto da capacitação dos profissionais de saúde no rastreamento do câncer do colo do útero em unidades básicas de saúde

Objetivo: avaliar o impacto da capacitação dos profissionais de saúde envolvidos no rastreamento do câncer do colo do útero em unidades básicas de saúde do município de Goiânia (GO). Descrição: este foi um estudo de intervenção. As variáveis estudadas foram os dados pessoais da mulher, anamnese, exame clínico e identificação do profissional responsável pela coleta, contidas no formulário de requisição do exame citopatológico do colo do útero. Realizou-se avaliação da capacitação dos profissionais por meio da comparação dos formulários referentes ao período janeiro/2007 a abril/2009, antes da capacitação, com os formulários de julho de 2010 a dezembro de 2012, após a capacitação.

Capacitação de profissionais de saúde no restreamento do colo de útero.
A qualidade do exame citopatológico do colo do útero é de extrema importância para garantir a funcionalidade de um programa de rastreamento. Para garantir o rastreamento organizado é necessário o preenchimento correto do formulário de requisição do exame citopatológico do colo do útero. Outro ponto fundamental para o sucesso do rastreamento é a adequabilidade da amostra.

Para avaliar o resultado da capacitação utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson com nível de significância p < 0,05. Resultados: após a capacitação houve aumento significativo da frequência de preenchimento da escolaridade, de 67,25% para 92,64% (p=0,000), do telefone, de 78,89% para 98,72% (p=0,000). Da inspeção do colo, de 86,84% para 96,65% (p=0,000), e sinais sugestivos de DSTs, de 80,78% para 93,46% (p=0,000). Também houve aumento significativo da frequência de preenchimento da identificação do profissional, de 98,52% para 99,40% (p=0,000). Houve redução da frequência de realização do exame citopatológico no intervalo de menor que um ano (p=0,000) e de um ano (p=0,000). Nos demais intervalos de tempo, houve aumento dessa frequência. Houve redução da frequência de realização do exame citopatológico em mulheres com menos de 25 anos de idade, de 22,02% para 17,99% (p=0,000). Houve aumento significativo da proporção de amostras satisfatórias, de 70,44% para 80,17% (p=0,000). Verificou-se diminuição da ocorrência de fatores obscurecedores. A frequência de dessecamento foi de 2,89% antes da capacitação e de 2,03% após a capacitação (p=0,000). Houve um aumento da representação das células endocervicais, de 79,51% para 88,05% (p=0,000). Recomendações: conclui-se que após a capacitação, houve melhora expressiva no preenchimento do formulário de requisição, na realização do exame conforme periodicidade e faixa-etária preconizadas pelo Ministério da Saúde e na adequabilidade da amostra.

É evidente o quanto é importante qualificar e atualizar os profissionais da atenção básica à saúde sobre as normas e condutas adotadas frente à realização do exame citopatológico para o rastreamento do câncer do colo do útero.

Principal

Ariadne Ferreira Amaral

Coautores

Ariadne Ferreira Amaral

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Av. do Cerrado, 999 - Park Lozandes, Goiânia - GO, 74884-092, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ariadne Ferreira Amaral

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

CADASTRO

24 fev 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!