Olá,

Visitante

Estratégias de ação para minimizar as vulnerabilidades das condições de saúde das pessoas que vivem em situação de rua

Objetivos: criar estratégias de ações em saúde que minimizem a condição de iniquidade, desigualdade e vulnerabilidade, vista como propulsoras de determinantes de adoecimento no estado do RN. Metodologia: articulação intra e intersetorial e a transversalidade no desenvolvimento de ações prioritárias para garantir o acesso dessa população aos serviços públicos de saúde como: viabilizar a emissão do cartão do SUS junto a coordenação municipal responsável, através do consultório de rua defini unidades de saúde com referência para essa população, próximo ao local de maior concentração ampliar as equipes de consultório de rua do SUS auxiliar a implantação a estratégia de saúde da família para a referida população (PSF sem domicilio), qualificação profissional para atendimento específico a esse público estimular a efetivação da articulação com os serviços de urgência e emergências e maternidades.

De acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas (OMS) a equidade em saúde é responsabilidade de todos os setores governamentais, do conjunto e segmentos da sociedade e ainda, de todos os membros da comunidade internacional em uma ação global pela redução das desigualdades em cada país e entre países. A Política Nacional para a população em Situação de Rua preconiza em seu princípios além da igualdade e equidade que deve haver direito à convivência familiar e comunitária valorização e respeito à vida e à cidadania atendimento humanizado e universalizado. Princípios estes, que serão apenas alcançados se houver envolvimento de órgão e setores institucionais em todas as esferas de governo. Assim a Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação apresenta em sua proposta de trabalho um caráter transversal a todas as ações das demais subcoordenadorias que fazem parte da Coordenadoria de Promoção da saúde além de interagir com outras coordenações da Secretaria Estadual de saúde Pública do RN &ndash SESAP. Assim, buscamos articular a Política Nacional de Promoção da Equidade em nosso estado visando criar ações que minimizem a condição de vulnerabilidade social, vista como propulsoras de determinantes políticos, econômicos e sociais geradores das desigualdades, entre as classes sociais no estado do RN.

Considerações Finais: Considerando as desfavoráveis condições de saúde da população em situação de rua de nosso estado temos como papel da esfera estadual garantir o acesso aos serviços de saúde bem como promover a melhoria do nível de saúde dessa população. Por meio de ações e iniciativas que reconheçam as especificidades desta referida população.

Principal

Cinthya Emanuelle Lucio Vieira

A prática foi aplicada em

Natal

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730 - Centro, Natal/RN

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cinthya Emanuelle Lucio Vieira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

18 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho itinerante:fortalecendo o controle social em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro