Horta Viva Jacarezinho: agroecologia e cuidado em saúde na APS

Na favela do Jacarezinho, comunidade na zona norte do Rio de Janeiro, uma clínica da família há 13 anos desenvolve uma relação de fortalecimento da participação social e saúde com sua população. É nesse contexto que uma horta é criada nessa unidade, pelas mãos de trabalhadores, estudantes e usuários afim de promover saúde, educação e cuidado agroecológico.
A horta criada em 2016, não é apenas uma fonte de alimentos frescos e saudáveis, mas também um símbolo de renovação, esperança resistência e promoção de saúde. A jornada de resistência desse espaço vivo e verde dentro da unidade passa pelo envolvimento da comunidade, principalmente na figura de Dona Gê, moradora e principal voluntária responsável pelo cuidado da horta até a importância da presença de residências em saúde na unidade. A horta “Viva Jacarezinho” afeta pacientes e trabalhadores de diferentes maneiras.

A comunidade do Jacarezinho é atravessada por diferentes vulnerabilidades históricas, desde a violência de Estado aos impactos das emergências climáticas. A insegurança alimentar é um grande problema e afeta desigualmente comunidades como essa, principalmente na figura das famílias chefiadas por mulheres pretas. (VIGISAN, 2022)
A ESF, territorializada, tem o papel de promover saúde e o acompanhamento dessas famílias , de maneira equânime, integral e universal.
Tendo em vista a dificuldade em se encontrar espaços verdes na comunidade, os dados da insegurança alimentar, a identificação de um ambiente alimentar onde prevalecem estabelecimentos de venda de ultraprocessados e falta de hortas, feiras e outros espaços de comercialização de alimentos in natura e sem veneno, a horta na Clínica da Família propõe promover cuidado em alimentação e nutrição, baseada no diálogo, troca de saberes, valorização do saber popular, através da participação social fortalecida no SUS, se preocupando também em pensar um cuidado de saúde agroecológico e promotor de um sistema alimentar saudável e sustentável nas favelas.

Desde sua criação, a horta protagoniza encontros de grupos em saúde, como os de alimentação e nutrição, com crianças e idosos e mulheres. Também ocorreram atividades para o Programa Saúde na Escola (PSE) como a visita de escolares e atividades com pessoas em situação de rua (PSR) assistidas pelas equipes de saúde da família e consultório na rua. Além disso, a horta recebe estudantes das diversas formações em saúde, como por exemplo de projetos de extensão em agroecologia, internato de nutrição em saúde coletiva e residência multiprofissional em saúde da família e em medicina de família e comunidade do município do Rio de Janeiro. A horta conta com cerca de 7 canteiros com diferentes espécies de verduras, legumes, árvores frutíferas e ervas medicinais, cultivadas sem veneno que são doadas em grupos, aos trabalhadores e em ações de saúde.

O objetivo futuro da horta é promover mais espaços de horta na comunidade, avançar para uma manutenção 100% agroecológica com o manejo de pragas e cultivo agroflorestal, inclusive com a valorização de espécies da mata atlântica. Assim então, aumentar a sua produção através de financiamento fixo e possibilitar o aumento das doações e uso dos fitoterápicos pelos profissionais da unidade.
Além disso, o compartilhamento dessa experiência tem o objetivo de incentivar uma política de promoção e implementação de espaços de hortas comunitárias em todas clínicas da família no município do Rio de Janeiro, hortas estas que sejam conduzidas por usuários e trabalhadores do SUS.

Principal

Clarice Miranda de Carvalho

claricemirandalrt@gmail.com

Nutricionista

Coautores

Clarice Miranda de Carvalho, Geluzia dos Santos; Daniela Muzi, Juliana Casemiro

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Av. Dom Hélder Câmara, 1801 - Jacarezinho, Rio de Janeiro - RJ, 21050-455, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Clarice Miranda de Carvalho

Conta vinculada

04 nov 2024

CADASTRO

04 nov 2024

ATUALIZAÇÃO

08 mar 2016

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas