Olá,

Visitante

Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.

ObjetivoMobilizar as pessoas das comunidades e levar informações básicas sobre prevenção em saúde, facilitar o acesso das mesmas ao conhecimento, desmistificar conceitos, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o tempo de espera pelas consultas.MetodologiaO projeto conta com uma equipe composta por médico, técnica em enfermagem, educador físico, agentes de saúde e por profissionais multidisciplinares, levando informações inerentes à saúde e qualidade de vida da população com uma variedade rica de temas, propondo atividades de acordo com o interesse e realidade presentes. Entre os temas abordados destacam-se: alimentação saudável, atividades físicas e oficinas terapêuticas, sempre relacionando saúde e bem estar com dicas adequadas à realidade de vida dos nossos munícipes, buscando de forma dinâmica e interessante apresentar maneiras para que os pacientes que já são portadores de doenças crônicas convivam da melhor maneira com a doença e promova-se a qualidade de vida a todos os cidadãos.

Com base em levantamentos de dados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Coqueiros do Sul, destacou-se a alta incidência de pessoas com hipertensão arterial e diabetes, sendo essas as comorbidades que mais afetaram os indivíduos do nosso município nos últimos tempos. Devido a esse índice, observou-se uma grande demanda diária de pacientes em busca de atendimentos, o que contribuiu para o crescimento significativo no fluxo de consultas nas unidades básicas de saúde aumentando o tempo de espera pelo atendimento. Pensando em estratégias a fim de diminuir e controlar os níveis de pressão arterial e diabetes da população auxiliando os pacientes que já se encontram na realidade dessas doenças iniciou-se o projeto Hiperdia voltado a hipertensos, diabéticos e outros doentes crônicos, estendendo-se ainda a toda comunidade, visando à prevenção de novos casos. De forma interativa, preventiva e dinâmica foram realizadas diversas atividades referentes à prevenção e cuidados com a saúde.

Percebe-se um grande contentamento da população diante da proposta do projeto, já que o mesmo facilitou de forma benéfica o acesso, a orientação e a adesão de hábitos saudáveis melhorando a qualidade de vida. A espera por atendimento médico diminuiu significativamente. Os resultados adquiridos servem como combustível para toda equipe se fortalecer cada vez mais buscando a melhoria contínua e o aperfeiçoamento para desenvolver atividades relevantes como esta proposta à população Coqueirense.

Principal

Marinês Aparecida Alt Toledo

A prática foi aplicada em

Sul

Instituição

Coqueiros do Sul

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba
Práticas
Acolhimento Como Ferramenta de Escuta e Mobilização no Grupo de Mães do Tea no Município de Sumé
Paraíba
Práticas
Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes Crônicos Restrito ao Leito em Locais de Difícil Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Agenda Jovem Aprendiz
Minas Gerais
Práticas
Uso do Futsal Como Estratégia de Promoção da Saúde e Diminuição do Risco de Marginalização: Projeto Caminhos do Viver.
São Paulo