Olá,

Visitante

Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.

ObjetivoMobilizar as pessoas das comunidades e levar informações básicas sobre prevenção em saúde, facilitar o acesso das mesmas ao conhecimento, desmistificar conceitos, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o tempo de espera pelas consultas.MetodologiaO projeto conta com uma equipe composta por médico, técnica em enfermagem, educador físico, agentes de saúde e por profissionais multidisciplinares, levando informações inerentes à saúde e qualidade de vida da população com uma variedade rica de temas, propondo atividades de acordo com o interesse e realidade presentes. Entre os temas abordados destacam-se: alimentação saudável, atividades físicas e oficinas terapêuticas, sempre relacionando saúde e bem estar com dicas adequadas à realidade de vida dos nossos munícipes, buscando de forma dinâmica e interessante apresentar maneiras para que os pacientes que já são portadores de doenças crônicas convivam da melhor maneira com a doença e promova-se a qualidade de vida a todos os cidadãos.

Com base em levantamentos de dados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Coqueiros do Sul, destacou-se a alta incidência de pessoas com hipertensão arterial e diabetes, sendo essas as comorbidades que mais afetaram os indivíduos do nosso município nos últimos tempos. Devido a esse índice, observou-se uma grande demanda diária de pacientes em busca de atendimentos, o que contribuiu para o crescimento significativo no fluxo de consultas nas unidades básicas de saúde aumentando o tempo de espera pelo atendimento. Pensando em estratégias a fim de diminuir e controlar os níveis de pressão arterial e diabetes da população auxiliando os pacientes que já se encontram na realidade dessas doenças iniciou-se o projeto Hiperdia voltado a hipertensos, diabéticos e outros doentes crônicos, estendendo-se ainda a toda comunidade, visando à prevenção de novos casos. De forma interativa, preventiva e dinâmica foram realizadas diversas atividades referentes à prevenção e cuidados com a saúde.

Percebe-se um grande contentamento da população diante da proposta do projeto, já que o mesmo facilitou de forma benéfica o acesso, a orientação e a adesão de hábitos saudáveis melhorando a qualidade de vida. A espera por atendimento médico diminuiu significativamente. Os resultados adquiridos servem como combustível para toda equipe se fortalecer cada vez mais buscando a melhoria contínua e o aperfeiçoamento para desenvolver atividades relevantes como esta proposta à população Coqueirense.

Principal

Marinês Aparecida Alt Toledo

A prática foi aplicada em

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Coqueiros do Sul

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins