Olá,

Visitante

Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.

ObjetivoMobilizar as pessoas das comunidades e levar informações básicas sobre prevenção em saúde, facilitar o acesso das mesmas ao conhecimento, desmistificar conceitos, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o tempo de espera pelas consultas.MetodologiaO projeto conta com uma equipe composta por médico, técnica em enfermagem, educador físico, agentes de saúde e por profissionais multidisciplinares, levando informações inerentes à saúde e qualidade de vida da população com uma variedade rica de temas, propondo atividades de acordo com o interesse e realidade presentes. Entre os temas abordados destacam-se: alimentação saudável, atividades físicas e oficinas terapêuticas, sempre relacionando saúde e bem estar com dicas adequadas à realidade de vida dos nossos munícipes, buscando de forma dinâmica e interessante apresentar maneiras para que os pacientes que já são portadores de doenças crônicas convivam da melhor maneira com a doença e promova-se a qualidade de vida a todos os cidadãos.

Com base em levantamentos de dados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Coqueiros do Sul, destacou-se a alta incidência de pessoas com hipertensão arterial e diabetes, sendo essas as comorbidades que mais afetaram os indivíduos do nosso município nos últimos tempos. Devido a esse índice, observou-se uma grande demanda diária de pacientes em busca de atendimentos, o que contribuiu para o crescimento significativo no fluxo de consultas nas unidades básicas de saúde aumentando o tempo de espera pelo atendimento. Pensando em estratégias a fim de diminuir e controlar os níveis de pressão arterial e diabetes da população auxiliando os pacientes que já se encontram na realidade dessas doenças iniciou-se o projeto Hiperdia voltado a hipertensos, diabéticos e outros doentes crônicos, estendendo-se ainda a toda comunidade, visando à prevenção de novos casos. De forma interativa, preventiva e dinâmica foram realizadas diversas atividades referentes à prevenção e cuidados com a saúde.

Percebe-se um grande contentamento da população diante da proposta do projeto, já que o mesmo facilitou de forma benéfica o acesso, a orientação e a adesão de hábitos saudáveis melhorando a qualidade de vida. A espera por atendimento médico diminuiu significativamente. Os resultados adquiridos servem como combustível para toda equipe se fortalecer cada vez mais buscando a melhoria contínua e o aperfeiçoamento para desenvolver atividades relevantes como esta proposta à população Coqueirense.

Principal

Marinês Aparecida Alt Toledo

A prática foi aplicada em

Sul

Instituição

Coqueiros do Sul

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba
Práticas
‘‘Felicidade de Viver’’. Promoção da Atividade Física na Terceira Idade para Melhorar a Qualidade de Vida Física e Mental.
Paraíba