O contexto hospitalar indica lugar da doença e dor e o câncer ainda é uma doença altamente estigmatizada, mesmo após a descoberta de que pode ser curável através de tratamento, seja cirúrgico ou medicamentoso. O paciente diagnosticado com câncer de laringe, quando avançado, precisa ser submetido a cirurgia de laringectomia total que consiste na retirada total da laringe órgão principal da fala. Neste momento pós cirúrgico o paciente acredita na perda da capacidade de verbalização, porém existem formas de recuperação desta capacidade através do esôfago, por utilização de laringe eletrônica ou da implantação de prótese fonatória. O GALT (Grupo e Apoio ao Laringectomizado Total), foi criado com o objetivo inicial de orientar e incentivar estes pacientes na utilização de nova forma de comunicação verbal.
Hoje a equipe multiprofissional é formada por fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo e médicos, entre outros profissionais que participam dos encontros para esclarecer dúvidas e promover encontros entre novos e antigos pacientes. Nestes momentos presenciamos relatos de ansiedade e resiliência, de mudança e otimismo diante da necessidade de adaptações. A proposta deste grupo é a de refletir sobre a ressignificação da condição da pessoa com diagnóstico de câncer em tratamento. As orientações sobre direitos sociais são multiplicadas e atualizadas para que os pacientes percebam sua condição de cidadão. As rodas de conversa sobre temas variados e as dinâmicas propostas ampliam a capacidade de comunicação entre os pacientes e os profissionais envolvidos. Novos laços se formam a cada encontro com a presença de novos pacientes e familiares.
Estes encontros passaram a significar momentos de lazer e alegria com a promoção de passeios e comemorações em datas festivas. As ações desenvolvidas caminham no sentido da promoção da saúde em sua forma ampliada quando pensamos para além da ausência de doença.
Os participantes do grupo tomaram conhecimento da possibilidade de cantar e solicitaram esta oportunidade e assim teve início o que hoje chamamos de Coral Nossa Voz que consiste em grupo de pacientes laringectomizados que cantam em eventos internos do HFB/GHC e externos a convite das instituições.
Como dica, recomendo que as unidades interessadas em desenvolver ações neste sentido, promovam grupos de pacientes e familiares havendo a assistência de equipe multiprofissional.
Avenida Londres, 616 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO