Olá,

Visitante

Grupo de Apoio À Aprendizagem, Prática Inovadora, com Impacto Direto na Relação Social, Familiar e Educacional Junto a Crianças de 9 a 11 Anos da Rede de Ensino de Niterói.

OBJETIVOS: -Intervir no processo de aprendizagem, autoestima, inclusão social e a qualidade de vida.-Qualificar o processo de trabalho da Policlínica Regional de Itaipu utilizando a intersetorialidade de atuação como retaguarda especializada no território.METODOLOGIA: A equipe interdisciplinar (Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social) realiza triagem e avaliação qualitativa individual por meio do instrumento“Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares” (Proade) e entrevista para identificar os reflexos da convivência familiar e comunitária no comportamento da criança. São realizados exames complementares de audiologia, oftalmologia, neurologia, reuniões da equipe e três reuniões com os responsáveis, para apresentação da metodologia e acompanhamento. Atividades em média com 14 crianças, são realizadas de forma lúdica (música, teatro, grafismo, expressão corporal, leitura e escrita), no período letivo, com encontros semanais de 90 minutos.

A crescente demanda de crianças com dificuldade de aprendizagem encaminhadas pelo ensino fundamental I e pela Atenção Básica para a Policlínica, indicou a necessidade de uma ação multidisciplinar que respondesse à problemática vivida por essas crianças no ambiente escolar, familiar e social. O GAAP teve início em 2014 como uma estratégia de reabilitação, promoção da saúde e qualidade de vida.

O GAAP, enquanto prática de promoção e prevenção da saúde obteve resultados que apontam para a intervenção no processo de “adoecimento”, evitando a progressão da dificuldade escolar, facilitando a aquisição da aprendizagem, qualificando as ações no território e evitando demandar à assistência de alta complexidade. Em 2018, segue com o apoio da gestão local por entender que esta intervenção faz parte da competência de uma Policlínica Regional.

Principal

Luciana de Mattos Tenório E Daiane Soares Barroso de Andrade.

sandra_voz@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

R Visconde de Sepetiba, 987 - And-8

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sandra Helena de Souza Pereira Martins

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 ago 2020

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo