Olá,

Visitante

Políticas Sociais Inclusivas e Seu Impacto na Saúde da População de Niterói: os 25 Anos do Programa Médico de Família em Niterói.

OBJETIVOS: Relatar a experiencia após 25 anos de implantação do Programa Médico de Família evidenciando os principais impactos produzidos.METODOLOGIA: A partir da pesquisa documental e pesquisa em base de dados locais e nacional foi possível rever o percurso do Programa Médico de Família ao longo de seus 25 anos. Através de um convênio internacional de cooperação, Niterói passou a contar com a assessoria técnica permanente do diretor da Policlínica Lawton, de Havana, visando a elaboração de uma proposta adaptada à realidade brasileira, baseada no modelo de Médico de FamíliaCubano. O processo de implantação inclui: delimitação territorial, setorização, adscrição de clientela, elaboração do programa metodológico e instrumento de registro, seleção de profissionais e capacitação dos mesmo em Cuba por meio do Convênio de Coopeção Internacional, implantação dos módulos que passaram a integrar a Rede Assistencial do município transformando-se em porta de entrada prioritária.

Em 1992, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói, concebeu sua proposta de saúde da família como uma estratégia de equidade, implantando o Programa Médico deFamília (PMF) nas áreas de maior risco social e ambiental do município. O PMF foi fruto de um convênio de colaboração técnica-científica entre o Ministério de Saúde de Cuba e Niterói que designou um técnico para assessorar permanentemente a equipe multiprofissional responsável por elaborar uma proposta adaptada de Saúde da Família no município. Hoje, já consolidada, a Estratégia de Saúde da Família-ESF/PMF proporciona assistência primária e integral à população que vive em áreas de risco social.Os módulos do Programa Médico de Família, Unidades de Saúde da Família- USF, Unidades Básicas de Saúde- UBS se constituem na principal porta de entrada do sistema de saúde do Município, ordenadora das ações de saúde no sentido da assistência integral, conforme os princípios e diretrizes preconizados pelo SUS.O PMF vem sofrendo transformações ao longo do tempo buscando adequação às normas do Ministério da Saúde e atendendo às necessidades atuais de ampliação da cobertura do serviço.

O Programa Médico de Família, orientado a partir da colaboração entre Cuba e Niterói no âmbito da saúde, na aplicação do modelo de Medicina Familiarimpactou significativamente no estado de saúde da população atendida, desenvolvendo um novo conceito de saúde baseado nos princípios da Vigilância em Saúde incluído, promoção, na prevenção e preservação da saúde, diagnóstico precoce, tratamento oportuno e integral e reabilitação. O conceito de território, setor e adscrição de clientela a uma equipe de saúde é um componente básico deste modelo. Por seu caráter pioneiro e os resultados obtidos desde os primeiros anos da sua implantação, o modelo de Médico de Família de Niterói serviu de inspiração para a criação por parte do Ministério da Saúde do Brasil em 1994 do Programa Saúde da Família que se estendeu a todo o país e que continua se desenvolvendo exitosamente até os dias atuais.

Principal

Rosidaili dos Santos Santana Penido E Lucia Helena Ferreira Leite.

macevasconcellos@gmail.com

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

R Visconde de Sepetiba, 987 - And-8

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria Célia Vasconcellos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 ago 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba