Olá,

Visitante

Assistência humanizada às gestantes no hospital e maternidade Zulmira Sedrin de Aguiar no município de Cedro (CE)

Através da estratégia Rede Cegonha, o Ministério da Saúde implementou uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. A atenção humanizada e acolhedora exige que os profissionais da saúde criem vínculos que facilitem as ações e atividades para a qualidade da saúde da gestante e do bebê que irá nascer. Pensando nisso, o Hospital e Maternidade Zulmira Sedrin de Aguiar (HMZSA) no município de Cedro (CE) em parceria com a Secretaria de Saúde e de Assistência Social implantou um projeto de intervenção denominado de “GraVidas”, visando promover um vínculo com as gestantes, e abordar conhecimentos sobre as alterações que ocorrem durante a gestação e puerpério, assegurando a gestante a confiança para o enfrentamento do trabalho de parto, pré-parto e pós-parto. O objetivo do projeto era garantir a vinculação das gestantes ao Hospital e assegurar atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como às crianças o direito ao nascimento seguro e desenvolvimento saudável, destacando também os seus direitos sociais. Esse trabalho é um relato de experiência das ações e atividades realizadas através do projeto GraVidas. As gestantes participantes do projeto foram encaminhadas a Unidade Hospitalar pelos profissionais de saúde da rede de Unidades Básicas de Saúde do município. Elas participaram de oficinas interativas, rodas de conversas com relatos de experiências, conheceram a unidade hospitalar onde o parto é realizado, realizaram consultas com ginecologista e outros profissionais e participaram do acompanhamento pós-parto. Também ocorreram nos encontros presenciais sorteios de kits e cestas básicas para as futuras mamães e seus bebês com estímulo a participação das gestantes ao projeto.

Garantir a vinculação das gestantes ao hospital e assegurar atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como às crianças o direito ao nascimento seguro e desenvolvimento saudável, destacando também os seus direitos sociais.

Essa iniciativa tem aproximado as gestantes aos profissionais de saúde criando um vínculo de acolhimento, compreensão e de responsabilidades compartilhada. No entanto, ainda há dificuldade de assegurar a participação de um maior número de gestantes, tendo em vista, a dificuldade do acesso e as longas distâncias de algumas localidades da zona rural para a sede do município. A ação promovida implementa a humanização da assistência, vincula e assegura as gestantes a um parto seguro e tranquilo com impacto positivo no controle de mortalidade materna e neonatal no município.

Principal

Anny Raquel Lima

annquel@hotmail.com

Coautores

Anny Raquel Lima

A prática foi aplicada em

Cedro

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Sete de Setembro, 154, Cedro - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Anny Raquel Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 ago 2020

e atualizada em

22 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo