OBJETIVOS: -Intervir no processo de aprendizagem, autoestima, inclusão social e a qualidade de vida.-Qualificar o processo de trabalho da Policlínica Regional de Itaipu utilizando a intersetorialidade de atuação como retaguarda especializada no território.METODOLOGIA: A equipe interdisciplinar (Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social) realiza triagem e avaliação qualitativa individual por meio do instrumentoProposta de Avaliação das Dificuldades Escolares (Proade) e entrevista para identificar os reflexos da convivência familiar e comunitária no comportamento da criança. São realizados exames complementares de audiologia, oftalmologia, neurologia, reuniões da equipe e três reuniões com os responsáveis, para apresentação da metodologia e acompanhamento. Atividades em média com 14 crianças, são realizadas de forma lúdica (música, teatro, grafismo, expressão corporal, leitura e escrita), no período letivo, com encontros semanais de 90 minutos.
A crescente demanda de crianças com dificuldade de aprendizagem encaminhadas pelo ensino fundamental I e pela Atenção Básica para a Policlínica, indicou a necessidade de uma ação multidisciplinar que respondesse à problemática vivida por essas crianças no ambiente escolar, familiar e social. O GAAP teve início em 2014 como uma estratégia de reabilitação, promoção da saúde e qualidade de vida.
O GAAP, enquanto prática de promoção e prevenção da saúde obteve resultados que apontam para a intervenção no processo de adoecimento, evitando a progressão da dificuldade escolar, facilitando a aquisição da aprendizagem, qualificando as ações no território e evitando demandar à assistência de alta complexidade. Em 2018, segue com o apoio da gestão local por entender que esta intervenção faz parte da competência de uma Policlínica Regional.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO