Olá,

Visitante

Grupo dançando saúde

O grupo dançando saúde teve início na Clínica da Família Assis Valente em Novembro de 2018 e de lá pra cá vem sendo um espaço potente de promoção à saúde dos usuários através da dança e de dinâmicas de grupo. O grupo vem sendo conduzido pelo profissional de educação física e por 3 agentes comunitárias de saúde da unidade. Durante o auge da pandemia, o grupo teve uma pausa e manteve a ligação entre as participantes via grupo de WhatsApp. Assim que foi liberado o retorno das atividades coletivas, o grupo foi retomado presencialmente e segue se encontrando às segundas e quartas pela manhã. Na atividade, os profissionais conduzem práticas de dança, alongamento, rodas de conversa sobre temas relevantes da saúde e realizam também dinâmicas de grupos, visando trabalhar temas específicos, como atenção, colaboração, coordenação motora, entre outras coisas.

O grupo tem como foco a promoção à saúde física e mental, e tem sido um estímulo para as usuárias, especialmente as idosas, circularem pelo território, formarem vínculos e vivenciarem um espaço de alegria e descontração. Muitas usuárias que frequentam o grupo eram utilizadoras frequentes das consultas das unidades e voltaram a acessar bastante com demandas clínicas durante a pandemia. Entendemos, entretanto, que a criação de vínculo e suporte social é uma grande potência na vida dessas usuárias e tem sido de grande valia para melhora da qualidade de vida delas.

Esta prática pode ser facilmente replicada em unidades de saúde que contem com profissionais com qualificação técnica e disponibilidade para realizá-las, podendo ser adaptada conforme a realidade local. Para realizá-la, é necessário contar com profissionais dispostos a conduzir o grupo de forma leve, harmônica e descontraída, além de uma estrutura mínima de caixa de som e um espaço, preferencialmente coberto, para realização da atividade. Essa prática aborda e atua sobre um problema comum às unidades de saúde, que são os pacientes hiperutilizadores, buscando ao invés de rotulá-los e repeli-los, trazê-los para perto do serviço de modo a contribuir para sua saúde física e mental, e tem sido um grande ganho para a unidade.

Principal

Camilla Santos Baptista

baptista.camilla@gmail.com

Coautores

Camilla Santos Baptista

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Clínica da Família Assis Valente

Estr. das Canárias, S/N - Galeão, Rio de Janeiro - RJ, 21941-480

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Camilla Santos Baptista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

25 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro
Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro