Olá,

Visitante

Grupo Dançando Saúde

O grupo dançando saúde teve início na CF Assis Valente em Novembro de 2018 e de lá pra cá vem sendo um espaço potente de promoção à saúde dos usuários através da dança e de dinâmicas de grupo. O grupo vem sendo conduzido pelo profissional de educação física e por 3 agentes comunitárias de saúde da unidade.Durante o auge da pandemia o grupo teve uma pausa e manteve a ligação entre as participantes via grupo de Whatsapp. Assim que foi liberado o retorno das atividades coletias, o grupo foi retomado presencialmente e segue se encontrando às segundas e quartas pela manhã.Na ativade os profissionais conduzem práticas de dança, alongamento, rodas de conversa sobre temas relevantes da saúde e realizam também dinâmicas de grupos, visando trabalhar temas específicos, como atenção, colaboração, coordenação motora, dentre outras coisas.

O grupo tem como foco a promoção à saúde física e mental e tem sido um estímulo para as usuárias, especialmente as idosas, circularem pelo território, formarem vínculos e vivenciarem um espaço de alegria e descontração.Muitas das usuárias que frequentam o grupo era utilizadoras frequentes as consultas das unidades e voltaram a acessar bastante com demandas clínicas durante a pandemia.Entendemos, entretanto, que a criação de vínculo e suporte social é uma grande potência na vida destas usuárias e tem sido de grande valia para melhora da qualidade de vida das mesmas.

Esta prática pode ser facilmente replicada em unidades de saúde que contem com profissionais com qualificação técnica e disponibilidade para realizá-las, podendo ser adaptada conforme a realidade local. Pra realizá-la é necessário contar com profissionais dispostos a conduzir o grupo de forma leve, harmônica e descontraída e uma estrutura mínima de caixa de som e um espaço, preferencialmente coberto, para realização da atividade. Esta prática aborda e atua sobre um problema comum às unidades de saúde, que são os pacientes hiperutilizadores, buscando ao invés de rotulá-los e repeli-los, trazêlos para perto do serviço de modo a contribuir para sua saúde física e mental e tem sido um grande ganho para a unidade.

Principal

Camilla Santos Baptista

baptista.camilla@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Estrada das Canárias S/N

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Camilla Santos Baptista

Conta vinculada

baptista.camilla@gmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
de Bem com a Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas
Pará
Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba