Olá,

Visitante

Grupo dançando saúde

O grupo dançando saúde teve início na Clínica da Família Assis Valente em Novembro de 2018 e de lá pra cá vem sendo um espaço potente de promoção à saúde dos usuários através da dança e de dinâmicas de grupo. O grupo vem sendo conduzido pelo profissional de educação física e por 3 agentes comunitárias de saúde da unidade. Durante o auge da pandemia, o grupo teve uma pausa e manteve a ligação entre as participantes via grupo de WhatsApp. Assim que foi liberado o retorno das atividades coletivas, o grupo foi retomado presencialmente e segue se encontrando às segundas e quartas pela manhã. Na atividade, os profissionais conduzem práticas de dança, alongamento, rodas de conversa sobre temas relevantes da saúde e realizam também dinâmicas de grupos, visando trabalhar temas específicos, como atenção, colaboração, coordenação motora, entre outras coisas.

O grupo tem como foco a promoção à saúde física e mental, e tem sido um estímulo para as usuárias, especialmente as idosas, circularem pelo território, formarem vínculos e vivenciarem um espaço de alegria e descontração. Muitas usuárias que frequentam o grupo eram utilizadoras frequentes das consultas das unidades e voltaram a acessar bastante com demandas clínicas durante a pandemia. Entendemos, entretanto, que a criação de vínculo e suporte social é uma grande potência na vida dessas usuárias e tem sido de grande valia para melhora da qualidade de vida delas.

Esta prática pode ser facilmente replicada em unidades de saúde que contem com profissionais com qualificação técnica e disponibilidade para realizá-las, podendo ser adaptada conforme a realidade local. Para realizá-la, é necessário contar com profissionais dispostos a conduzir o grupo de forma leve, harmônica e descontraída, além de uma estrutura mínima de caixa de som e um espaço, preferencialmente coberto, para realização da atividade. Essa prática aborda e atua sobre um problema comum às unidades de saúde, que são os pacientes hiperutilizadores, buscando ao invés de rotulá-los e repeli-los, trazê-los para perto do serviço de modo a contribuir para sua saúde física e mental, e tem sido um grande ganho para a unidade.

Principal

Camilla Santos Baptista

baptista.camilla@gmail.com

Coautores

Camilla Santos Baptista

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Clínica da Família Assis Valente

Estr. das Canárias, S/N - Galeão, Rio de Janeiro - RJ, 21941-480

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Camilla Santos Baptista

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

25 jun 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba