- Participação e Controle Social
NEURISMAR DE OLIVEIRA
- 02 out 2024
Amazonas
O grupo dançando saúde teve início na Clínica da Família Assis Valente em Novembro de 2018 e de lá pra cá vem sendo um espaço potente de promoção à saúde dos usuários através da dança e de dinâmicas de grupo. O grupo vem sendo conduzido pelo profissional de educação física e por 3 agentes comunitárias de saúde da unidade. Durante o auge da pandemia, o grupo teve uma pausa e manteve a ligação entre as participantes via grupo de WhatsApp. Assim que foi liberado o retorno das atividades coletivas, o grupo foi retomado presencialmente e segue se encontrando às segundas e quartas pela manhã. Na atividade, os profissionais conduzem práticas de dança, alongamento, rodas de conversa sobre temas relevantes da saúde e realizam também dinâmicas de grupos, visando trabalhar temas específicos, como atenção, colaboração, coordenação motora, entre outras coisas.
O grupo tem como foco a promoção à saúde física e mental, e tem sido um estímulo para as usuárias, especialmente as idosas, circularem pelo território, formarem vínculos e vivenciarem um espaço de alegria e descontração. Muitas usuárias que frequentam o grupo eram utilizadoras frequentes das consultas das unidades e voltaram a acessar bastante com demandas clínicas durante a pandemia. Entendemos, entretanto, que a criação de vínculo e suporte social é uma grande potência na vida dessas usuárias e tem sido de grande valia para melhora da qualidade de vida delas.
Esta prática pode ser facilmente replicada em unidades de saúde que contem com profissionais com qualificação técnica e disponibilidade para realizá-las, podendo ser adaptada conforme a realidade local. Para realizá-la, é necessário contar com profissionais dispostos a conduzir o grupo de forma leve, harmônica e descontraída, além de uma estrutura mínima de caixa de som e um espaço, preferencialmente coberto, para realização da atividade. Essa prática aborda e atua sobre um problema comum às unidades de saúde, que são os pacientes hiperutilizadores, buscando ao invés de rotulá-los e repeli-los, trazê-los para perto do serviço de modo a contribuir para sua saúde física e mental, e tem sido um grande ganho para a unidade.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO