Gestão pela metodologia de gerenciamento de metas prioritárias: impacto positivo do sistema na secretaria municipal de saúde em São Luís (MA)

A gestão da saúde municipal de São Luís vem por décadas passando por problemas de natureza organizacional, financeira e de cultura de fluxo interno. Mediante essa informação, surge a necessidade de elencar problemas, compreender e traçar plano de ação levando em consideração a inter-relação dos setores da secretaria envolvidos. Justifica-se a relevância da pesquisa como forma de relatar procedimentos assumidos para solucionar principais problemáticas que fazem parte da realidade da área da saúde. Dessa forma, foram realizadas reuniões com intuito de investigar, pontuar e diagnosticar essa realidade para interferir de forma proativa e resolutiva atuando diretamente na melhoria do funcionamento interno. Com uma estrutura funcional complexa surgiu a necessidade de sistematizar metas por meio de inovação tecnológica do gerenciamento de metas prioritárias de monitoramento utilizando uma plataforma digital que é administrada por monitores.

Alcançar resultados eficazes por meio de gerenciamento de metas prioritárias (GMP) na gestão da saúde municipal em São Luís (MA). Mensurar os impactos positivos das metas da gestão da saúde municipal. A pesquisa foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde em São Luís, tendo como amostra o gerenciamento de metas cadastradas no período de janeiro a março de 2019. o estudo desvela abordagem dos aspectos qualitativos e quantitativos com propósito exploratório (analisando a produtividade), descritivo (ao relatar processos e etapas) e explicativo (ao significar procedimentos). Por meio de reuniões de planejamento é viabilizado ações avaliativas das complexas pontuações dos problemas apontados pelos eixos estratégicos: eficiência operacional, eficiência de gestão, modernização/estruturação, humanização/desenvolvimento, assistência da saúde, atenção básica e vigilância.

O sistema de monitoramento de metas mensura a produtividade intersetorial estabelecida em reuniões de definições de tarefas, através da utilização de inovação tecnológica a favor do corporativismo por meio de uma plataforma tornando o acompanhamento muito mais simples e eficaz onde o gestor tem acesso a evolução das tarefas, monitoramento com notificações via e-mail e SMSs, um painel gestor completo com gráficos e índices de desempenho de equipes e responsáveis. Observa-se que no mês de janeiro foram registradas 3 metas contendo 8 (4%)tarefas, no mês de fevereiro foram registradas 20 metas contendo 123 (60%) tarefas e mês de março foram registradas 17 metas contendo 73 (36%) tarefas, perfazendo o total de 40metas e 204 (100%) tarefas. O monitoramento através da ferramenta de gerenciamento de metas prioritárias obteve avanço ao alcançar resultados esperados dentro da gestão de saúde municipal em São Luís (MA). Percebe-se que através desse instrumento pôde ser mensurado os impactos positivos das metas da gestão. É relevante a esfera pública apresentar indicativos que avancem em proporcionar melhoras na tomada de decisão por meio do plano operacional.

Principal

Eva Maria Reis Guimarães

evatrabalho@hotmail.com

Coautores

Georde Henrique Lira Da Fonseca, Luiz Carlos De Assunção Lula Filho, Marcos Castelo Branco Pantoja

A prática foi aplicada em

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Do Mocambo, 277 - Centro, São Luís - MA, 65015-310

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luiz Carlos De Assunção Lula Filho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

02 out 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas