Olá,

Visitante

Gestão e Regionalização da Detecção Precoce do Câncer de Mama: Avanços e Desafios na Rede de Atenção À Saúde do Ceará

Introdução: O câncer de mama é a segunda causa de neoplasia no Brasil, a primeira na população feminina. Diversas ações de impacto foram implementadas, destacando-se a instituição da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde. No estado do Ceará, associou-se a isto a implantação de Policlínicas de Especialidades Médicas, incrementando assim as ações de detecção precoce, implicando em peculiaridades e especificidades na construção de cenários prospectivos de saúde.Justificativa: Através da ampliação da cobertura de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos e aperfeiçoamento do rastreio e universalização do exame espera-se reduzir em até 25% a incidência da doença. Objetivos: Avaliar os avanços e desafios da gestão e regionalização das ações de detecção precoce do câncer de mama no estado do Ceará. Descrição sucinta: Tratou-se de um estudo avaliativo do tipo ecológico e de tendência temporal, realizado nas áreas delimitadas pela regionalização de saúde no Estado do Ceará. O período selecionado para avaliação compreendeu os anos de 2009 a 2012. Os dados foram coletados das bases de dados federais DATASUS e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponíveis em mês de maio de 2013. Houve análise univariada dos dados, com cálculo de medida central e distribuição de frequências. Os aspectos éticos foram respeitados.

Avaliar os avanços e desafios da gestão e regionalização das ações de detecção precoce do câncer de mama no estado do Ceará.

Principal

Cicera Chaves Lobo

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Cicera Chaves Lobo

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba
Práticas
Abordagem multiprofissional a usuários em processo de reabilitação física em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Acesso facilitado ao mamógrafo itinerante: identificação precoce do câncer de mama
Paraíba
Práticas
O Papel do Samu na promoção em saúde com educadores e cuidadores de crianças com TEA
Paraíba
Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro