Olá,

Visitante

Gestão do Ensino em Pics/ Medicinas Tradicionais na Jurema Sagrada

Sistematização de metodologia e pedagogia integrativa e transversal aplicada a gestão do ensino e pesquisa em PICS e Medicinas Tradicionais através das vivencias pedagógicas das Medicinas da Jurema Sagrada ( saber tradicional afro-indígena). As memórias das práticas e saberes tradicionais de cura e cuidado a saúde humana a partir da tradição da Jurema Sagrada foi desenvolvida e sistematizada em tese de doutorado relativa ao tema. Abordam a epistemologia própria dos saberes medicinais tradicionais de matriz xamânica indígena e afro-brasileira, indicando a importância do estudo do sagrado e da cultura para a formação profissional em PICS e Medicinas Tradicionais.

A formação de profissionais de saúde na área e tema das praticas integrativas em saúde e medicinas tradicionais tem uma enorme lacuna na educação em saúde, tanto pública como privada, e vinha carecendo de uma metodologia de gestão do ensino, que fornecesse bases para sua regulamentação e mapeamento no território nacional.

A metodologia e pedagogia propostas para cursos de gestão e formação profissional em PICS e medicinas tradicionais aborda aspectos relevantes para o ensino e vivência em todo o território brasileiro, tendo sido avaliada por uma banca de professores avaliadores, dentro os quais membros que compõem o Observatório Nacional de praticas integrativas em saúde ( OBSERVAPICS).

Principal

Adriana Holanda

adriana.edugrio@gmail.com

A prática foi aplicada em

SP

São Paulo

Sudeste

Instituição

Niterói

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Adriana Holanda

Conta vinculada

adriana.holanda@fiocruz.br

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Terapia de Purificação okada
Ceará
Práticas
Meditação Como Pratica Integrativa e Complementar em Saúde Aos Estudantes da Ufj. Projeto de Pesquisa e Extensão
Goiás
Práticas
Protocolo de Retirada Gradual dos Inibidores da Bomba de Prótons (Omeprazol) Através do Uso de Maytenus Ilicifolia M. Ex R. (Espinheira-Santa)
Santa Catarina
Práticas
Registro de Espécies Medicinais do Horto Medicinal do Programa Farmácia Viva no Site Splink.Org Como Garantia de Qualidade e Rastreabilidade, São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Processo de Instituição da Lei Nº4064 de 08 de Maio de 2019 Que Cria o Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Município de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics): Referência em Práticas Integrativas no SUS de São Bento do Sul, Sc.
Amazonas
Práticas
Estruturação do Laboratório de Produção de Droga Vegetal do Programa Farmácia Viva de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Lei Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no Número de Atendimentos com Pics em São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
A Terapia Comunitária Integrativa no Enfrentamento À Pandemia: uma Rede on-Line de Apoio Solidário.
Rio de Janeiro
Práticas
Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Municipio de Guarulhos: Danças Circulares Como Estrátegia de Promoção À Saude.