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Gestão do Ensino em Pics/ Medicinas Tradicionais na Jurema Sagrada

Sistematização de metodologia e pedagogia integrativa e transversal aplicada a gestão do ensino e pesquisa em PICS e Medicinas Tradicionais através das vivencias pedagógicas das Medicinas da Jurema Sagrada ( saber tradicional afro-indígena). As memórias das práticas e saberes tradicionais de cura e cuidado a saúde humana a partir da tradição da Jurema Sagrada foi desenvolvida e sistematizada em tese de doutorado relativa ao tema. Abordam a epistemologia própria dos saberes medicinais tradicionais de matriz xamânica indígena e afro-brasileira, indicando a importância do estudo do sagrado e da cultura para a formação profissional em PICS e Medicinas Tradicionais.

A formação de profissionais de saúde na área e tema das praticas integrativas em saúde e medicinas tradicionais tem uma enorme lacuna na educação em saúde, tanto pública como privada, e vinha carecendo de uma metodologia de gestão do ensino, que fornecesse bases para sua regulamentação e mapeamento no território nacional.

A metodologia e pedagogia propostas para cursos de gestão e formação profissional em PICS e medicinas tradicionais aborda aspectos relevantes para o ensino e vivência em todo o território brasileiro, tendo sido avaliada por uma banca de professores avaliadores, dentro os quais membros que compõem o Observatório Nacional de praticas integrativas em saúde ( OBSERVAPICS).

Principal

Adriana Holanda

adriana.edugrio@gmail.com

A prática foi aplicada em

SP

São Paulo

Sudeste

Instituição

Niterói

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Adriana Holanda

Conta vinculada

adriana.holanda@fiocruz.br

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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